21/11/25

Panquecas de cottage

Adoro panquecas mas geralmente faço a versão normal, mas hoje optei por uma variante -  panquecas de cottage
A receita fui buscá-la aqui .
São realmente uma boa escolha. Experimentem. 



  • 200 gramas de queijo cottage
  • 2 ovos tamanho M
  • 1 colher de sopa de mel 
  • 1 colher de café de fermento
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 60 gramas de farinha de espelta (pode usar de aveia, de coco ou de trigo)
  • Azeite ou óleo de coco (para untar a frigideira onde vai fazer as panquecas 

  1. Numa taça coloque o queijo e os ovos e misture muito bem. Adicione o mel e misture.
  2. Junte a farinha, o fermento e o bicarbonato e envolva suavemente.
  3. Unte uma frigideira média anti-aderente e aqueça-a em lume médio.
  4. Baixe o lume e deite uma porção de massa (usei uma concha pequena) na frigideira e deixe cozinhar 2-3 minutos (geralmente quando começam a fazer bolhas estão cozidas). Vire com a ajuda de uma espátula e cozinhe-as do outro lado.
  5. Retire a panqueca e repita até acabar a massa.
  6. Sirva com toppings a gosto.

18/11/25

Pão com chouriço

Para o lanche fiz pão com chouriço.  Andava a apetecer.
As fotografias já são antigas mas usei as mesmas nesta renovação do post. 
A última vez que tinha comido paguei 3 euros e meio por um na feira (que roubo!!). E, digo-vos já que estes ficaram tão bons ou melhores. 




- 360 gramas de água, mais q.b. p/ forno
- 20 gramas fermento de padeiro fresco ou 8 gramas de fermento de padeiro seco
- 550 gramas de farinha tipo 65 (ou 580 gramas tipo 55), mais q.b. p/ polvilhar
- 1 colher de chá de sal
- 220 gramas de chouriço cortado às rodelas (usei chourição)



Aqueça a água com o fermento (a 37º C se tiver termômetro).   
Adicione a farinha e o sal e amasse muito bem até estar tudo bem incorporado. Retire e deixe levedar num local morno cerca de 40 minutos ou até a massa dobrar de volume (eu meti no forno aquecido e desligado).
Pré-aqueça o forno a 250°C.
Sobre uma superfície bem polvilhada com farinha divida a massa em 6 partes e estenda cada uma das partes formando um retângulo. Distribua o chouriço no centro, enrole, coloque num tabuleiro de forno polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 20 minutos.
Coloque um tabuleiro com água no fundo do forno.
 Faça golpes com a ajuda de uma faca nos pães e leve ao forno a 250° C cerca de 12 minutos.






Coloque no copo a água e o fermento e aqueça 1 minutos, temperatura 37°C, velocidade 1.
Adicione a farinha e o sal e amasse 2 minutos na velocidade espiga.. 
Retire e deixe levedar num local morno cerca de 40 minutos ou até a massa dobrar de volume (eu meti no forno aquecido e desligado).
Pré-aqueça o forno a 250°C.
Sobre uma superfície bem polvilhada com farinha divida a massa em 6 partes e estenda cada uma das partes formando um retângulo. Distribua o chouriço no centro, enrole, coloque num tabuleiro de forno polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 20 minutos.
Coloque um tabuleiro com água no fundo do forno.
 Faça golpes com a ajuda de uma faca nos pães e leve ao forno a 250° C cerca de 12 minutos. 
Sirva quentes ou frios.


Notas: Se utilizar farinha tipo 55 adicione mais 30 gramas
Na coleção 150 Receitas de 2014 da Bimby.

10/11/25

Massa de camarão cajun com limão

Esta receita combina dois ingredientes dos quais eu gosto bastante: o camarão e a massa. 
Fica mesmo deliciosa e reconfortante esta refeição.
Experimentem e não se vão arrepender.




  • 1 colher de chá de açúcar
  • 500 gramas de camarão grande sem casca
  • 1 c. chá de piripíri em grão
  • ½ c. chá de colorau
  • 1 ¼ c. chá de sal
  • 50 gramas de azeite
  • 4 dentes de alho
  • ½ c. chá de pimenta preta
  • 3 pés de salsa
  • Água (até perfazer 500 gramas ou meio litro)
  • 1 c. sopa de caldo de legumes caseiro
  • 10 gramas de erva-príncipe
  • 250 gramas de massa tipo penne
  • 20 gramas de manteiga cortada em pedaços
  • 50 gramas de natas
  • 1 limão cortado em cunhas, para guarnecer


  1. Pique a salsa e o alho e reserve separados.
  2. Num tacho antiaderente coloque o alho picado,  azeite, o sal e o colorau e salteie. 
  3. Adicione o camarão e cozinhe-o. 
  4. Retire para um passador e coloque sobre uma tigela para recolher os sucos, tempere o camarão com o piripíri, a pimenta e o açúcar, envolva bem, reserve e mantenha quente.
  5. Meça a quantidade de sucos libertados e adicione água até perfazer meio litro. Leve ao lume num tacho e junte o caldo de legumes e o sal.
  6.  Deixe levantar fervura e apurar bem. Adicione a massa e a erva-príncipe e coza o tempo indicado na embalagem.
  7. Adicione a manteiga e as natas e misture. Adicione o camarão reservado e envolva bem com a ajuda de uma espátula . 
  8. Distribua pelos pratos fundos, guarneça com as cunhas de limão, a salsa picada e sirva de seguida.

  1. Coloque no copo a salsa e pique 4 segundos na velocidade 6. Retire e reserve.
  2. Coloque no copo o alho e pique 3 segundos na velocidade 7. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo.
  3. Adicione o azeite, o sal e o colorau e salteie 1 minuto, temperatura 120°C, velocidade 1.
  4. Adicione o camarão e inicie o modo temperatura elevada. Retire para o cesto e coloque sobre uma tigela para recolher os sucos, tempere o camarão com o piripíri, a pimenta e o açúcar, envolva bem, reserve e mantenha quente.
  5. Pese no copo os sucos do camarão reservados, adicione água até perfazer 500 gramas, o caldo de legumes e o sal e cozinhe 7 minutos, temperatura 100°C, velocidade1.
  6. Adicione a massa e a erva-príncipe e coza o tempo indicado na embalagem 120°C, velocidade1.
  7. Adicione a manteiga e as natas e misture 30 segundos na velocidade 0.5. Adicione o camarão reservado e envolva bem com a ajuda da espátula.
  8.  Distribua pelos pratos fundos, guarneça com as cunhas de limão, a salsa picada e sirva de seguida.

 

05/11/25

Angel Cake

Boa tarde. Mais uma receita renascida do arquivo do blog. 
Este bolo tem uma história, segundo conta a minha mãe e da qual eu já não me lembrava. Parece que eu o comi nalgum lado e depois não descansei enquanto não se descobriu como era feito. O seu ingrediente secreto é o cremor tártaro. Mas.... naquela altura onde é que se ia arranjar este bendito ingrediente?? Finalmente a minha mãe soube que era nas farmácias e durante uma temporada lá tinha ela que o ir comprar  porque eu estava sempre a pedir para me fazer o bolo. Hoje em dia já se consegue encontrar o cremor à venda em lojas de produtos para pastelaria e até em alguns hipermercados.
Como também já não é muito fácil encontrar o bendito cremor tártaro, este pode ser substituído por vinagre ou sumo de limão , nestes casos na mesma quantidade que a receita pede de cremor, ou por fermento em pó (neste caso 1,5 colheres de chá de fermento em pó para poder substituir 1 colher de chá de creme de tártaro).








Para a massa:
  • 12 claras
  • 350 gramas de açúcar
  • 150 gramas de farinha
  • 8 gramas de cremor tártaro (pesei numa balança digital e precisa) 
  • 1 colher de chá de fermento

Para os ovos moles;
  • 7 gemas de ovos
  • 52 gramas de água (mas uma vez utilizei a balança)
  • 145 gramas de açúcar



Preparação da massa: 

Deite as claras dos ovos numa taça e bata-as em castelo bem firme. Mistura-se muito suavemente a farinha, o açúcar, o cremor e o fermento, apenas com a ajuda e uma colher de pau ou vara de arames.
Vai ao forno em forma molhada e untada a 170º C até ver que está cozido (fazendo o teste do palito. O meu demorou 20 minutos a cozer).
Deixa-se arrefecer de cabeça para baixo.
Depois deita-se por cima ovos moles (opcional).

Preparação dos ovos moles:

Prepare uma calda, levando o açúcar com a água ao lume até atingir o ponto de pasta (quando atinge os 101º C, altura em que começa a aderir à colher uma pequena camada de açúcar).
Desfaça e bata ligeiramente as gemas e deite a calda sobre elas, em fio, sem parar de mexer.
Leve ao lume a engrossar, mexendo sempre para que não se pegue. Deixe arrefecer.




Preparação da massa:

Colocar a borboleta na lâmina e deitar as claras no copo do robot (partir cada ovo separadamente para verificar se estão bons para consumir, e separar a gema da clara). A regra é o copo e a borboleta do robot estarem bem limpos e secos, ou seja, sem qualquer vestígio de gordura. Caso contrário, as claras não crescem. Enquanto as claras estão a bater no copo com a borboleta, deve retirar o copo medida para que entre ar. É exatamente esse ar que permite que as claras cresçam  e 1 minuto por cada clara, temperatura 37º C, velocidade 3 e meio. Coloque também uma pitada de sal. 
Mistura-se muito suavemente a farinha, o açúcar, o cremor e o fermento, apenas com a ajuda da espátula.
Vai ao forno em forma molhada e untada a 170º C até ver que está cozido (fazendo o teste do palito. O meu demorou 20 minutos a cozer).
Deixa-se arrefecer de cabeça para baixo.
Depois deita-se por cima ovos moles (opcional).

Preparação dos ovos moles:

Coloque no copo a água e o açúcar e programe 20 minutos ,temperatura 120° C (varoma na TM 31), velocidade 1. 
Retire o copo da base para que arrefeça mais depressa e deixe a calda arrefecer até aos 60°C, cerca de 20 minutos.
Corte as gemas com a ajuda de uma faca e passe por um passador de rede fina. Deite um pouco da calda sobre as gemas e misture com a ajuda da faca.
Insira a borboleta. De seguida programe 12 minutos, temperatura 100°C, velocidade 1 e adicione em fio, através do bocal da tampa, as gemas reservadas. Retire e deixe arrefecer até ganhar consistência.


01/11/25

Suspiro de amantes

Olá olá.
Hoje trago-vos uma receita que encontrei no blog da Olívia Rocha. que por sua vez a foi buscar a este blog (lá podem ler a belíssima história desta receita).
São realmente deliciosos e super fáceis de fazer,
Experimentem, não se vão arrepender.



  • 2 ovos
  • 100 gramas de açúcar
  • 50 gramas de manteiga
  • 8 queijinhos tipo “Vaca que Ri”
  • 1 base de massa quebrada ou folhada
  • Açúcar em pó para polvilhar



  1. Leve um tacho ao lume com a margarina até derreter.. Juntar o açúcar e misturar bem.
  2.  Numa taça bata os ovos e adicione-os à mistura, mexendo sempre. 
  3. Juntar os queijos e deixar cozinhar  até que se desfaçam e o creme engrosse.
  4. Forre forminhas individuais com a massa (untei-as primeiro) e deite o preparado sem as encher muito (até 2/3 da forma).
  5. Levar ao forno a 180º C cerca de 25 minutos, ou até que estejam douradas.



  1. No copo do robot deite os ovos, o açúcar, manteiga e os queijinhos. Programe 5 minutos. temperatura 90º C º, velocidade 4.
  2. Forre forminhas individuais com a massa (untei-as primeiro) e deite o preparado sem as encher muito (até 2/3 da forma).
  3. Levar ao forno a 180º C cerca de 25 minutos, ou até que estejam douradas. 



27/10/25

Chamuças caseiras

Olá. Uma receita vinda da deliciosa página Cook Sweet da minha amiga Cátia Santos. 
Nunca me tinha atrevido a fazer tal iguaria, mas com a receita dela lá experimentei. Aprovadíssimas. Deliciosas.
Na verdade esta vem do baú pois já tinha sido cozinhada, fotografada e publicada antes da mudança de nome do blog mas como se trata de uma ótima sugestão, resolvi re-publicar com o novo layout. 
Deixo aqui dois modos de preparação mas eu optei por usar massa de compra e fiz o recheio de forma tradicional.
Espero que gostem de rever. Bom apetite.


(para 6 chamuças grandes)

  • 50 gramas de óleo
  • 1 cebola
  • Meio pimento verde
  • Meio pimento vermelho
  • 250 gramas de carne mista picada
  • Sal q.b.
  • Pimenta preta moída q.b.
  • Açafrão q.b.
  • Canela q.b.
  • Alho seco q.b.
  • Caril q.b.
  • Noz moscada q.b.
  • Piri-piri moído q.b.
  • Salsa seca moída q.b.
  • Vinho branco q.b.
  • 2 embalagens de massa filo (cada embalagem traz 2 pacotes com 2 folhas cada e cada folha dá para 3 chamuças grandes) - Também pode fazer a massa com 500 gr farinha tipo 55 ou 65, 35 gramas de  óleo vegetal, 250 gramas de água quente e sal q.b.


(com a massa de filo de compra)

  1. Aqueça um fio de óleo numa frigideira e adicione uma cebola picada *. Mal a cebola se apresente macia e translúcida acrescente pimento verde e vermelho cortados aos quadrados**.
  2. Junte 250 gramas de carne mista picada, misture bem e tempere com sal, pimenta e as restantes especiarias (pimenta preta moída, açafrão, canela, alho seco, caril, noz moscada, piri piri e salsa seca). Deitar um bocado de vinho branco.
  3. Deixe a carne cozinhar até evaporar todo o líquido e ficar sequinha. Retire do lume e deixe arrefecer (se trabalhar com o recheio quente a massa desfaz-se).
  4. Estenda as duas folhas de massa filo numa bamcada. Separe-as e pincele uma com óleo. Coloque a outra por cima e pincele-a também. Corte as folhas em 3 tiras .
  5. Pincele uma tira  com óleo e coloque outra em cima e repita a operação. Deite uma colher de recheio numa das extremidades. Comece a fechar a massa, em triângulo, até ao final da tira.
  6. Repita com as outras duas tiras de massa.
  7. Leve ao forno a 200ºC, até as chamuças se apresentarem lourinhas – também pode optar por fritá-las em óleo bem quente.
  8. Sirva as chamuças quentes ou frias.


  1. Coloque no copo o óleo e programe 3 minutos, temperatura varoma, velocidade 1. Junte a cebola e o pimento e pique 4 segundos na vel 5. Programe 7 minutos, temperatura varoma, velocidade 1.
  2. Junte os temperos, excepto o piripiri e programe 5 minutos, temperatura varoma, velocidade 1.  Adicione a carne picada e programe 10 minutos, temperatura 100° C, velocidade colher inversa.
  3. Retire para um recipiente e deixe arrefecer o recheio (se trabalhar com o recheio quente a massa desfaz-se).
  4. Estenda as duas folhas de massa filo numa bamcada. Separe-as e pincele uma com óleo. Coloque a outra por cima e pincele-a também. Corte as folhas em 3 tiras .
  5. Pincele uma tira  com óleo e coloque outra em cima e repita a operação. Deite uma colher de recheio numa das extremidades. Comece a fechar a massa, em triângulo, até ao final da tira.
  6. Repita com as outras duas tiras de massa.Leve ao forno a 200ºC, até as chamuças se apresentarem lourinhas – também pode optar por fritá-las em óleo bem quente.
  7. Repita com as outras duas tiras de massa.
  8. Sirva as chamuças quentes ou frias.

 


Preparação da massa no robot (se optar  por a fazer):

Coloque no copo todos os ingredientes e programe 1 minuto e 30 segundos na velocidade espiga. 




22/10/25

Arroz cantonês de camarão

Testei esta receita e devo dizer que é uma delicia. Uma refeição diferente que nos transporta para sabores orientais.
Como não é fácil, pelo menos por aqui, encontrar à venda o arroz japonês, usei um dos que tinha em casa - o basmati. 
Fiz alumas alterações à receita original, que fui buscar à plataforma Cookidoo, tais como não usar milho pois não é do agrado de todos cá em casa e substituir as ervilhas por edamame. 
Bom apetite!!


  • 50 gramas de arroz, grão curto tipo japónica* (usei Basmati)
  • Água q.b. para cobrir
  • 250 gramas de camarão médio cru sem casca, descongelado
  • 50 gramas de ervilhas (usei edamame)
  • 50 gramas de milho doce em lata escorrido (não pus)
  • 370 gramas de água
  • 20 gramas de molho de soja
  • 10 gramas de óleo de sésamo, tostado mais q.b. para regar
  • 20 gramas de molho de ostra
  • 10 gramas de vinagre de arroz
  • 1 colher de chá de açúcar amarelo
  • 1 colher de chá de sal
  • Cebolo (spring onion) picado q.b. para guarnecer


  1. Pese o arroz. Adicione água para cobrir completamente o arroz (2 cm acima da superfície do arroz aproximadamente) e deixe hidratar cerca de 20 minutos.
  2. Escorra o arroz com a ajuda de um passador, lave com cuidado debaixo da torneira, com água fria até que a água saia limpa e reserve.
  3. Num tacho deite o arroz demolhado e escorrido, o camarão, as ervilhas ou o edamame, o milho (se utilizar) , a água, o molho de soja, o óleo, o molho de ostra, o vinagre, o açúcar e o sal e cozinhe em lume brando.
  4. Retire do lume e deixe descansar cerca de 5 minutos.
  5. Disponha num prato de servir e envolva bem com a ajuda de um garfo.
  6. Guarneça com cebolo picado, regue com óleo de sésamo e sirva de seguida. 


  1. Coloque uma taça sobre a tampa do robot e pese o arroz.
  2. Adicione água para cobrir completamente o arroz (2 cm acima da superfície do arroz aproximadamente) e deixe hidratar cerca de 20 minutos.
  3. Escorra o arroz com a ajuda do cesto, lave com cuidado debaixo da torneira, com água fria até que a água saia limpa e reserve.
  4. Coloque no copo o arroz demolhado e escorrido, o camarão, as ervilhas ou o edamame, o milho (se utilizar) , a água, o molho de soja, o óleo, o molho de ostra, o vinagre, o açúcar e o sal, coloque o cesto sobre a tampa em vez do copo medida.
  5. Cozinhe 20 minutos, temperatura100°C, velocidade colher inversa. Retire o cesto, coloque o copo medida e deixe descansar cerca de 5 minutos.
  6. Disponha num prato de servir e envolva bem com a ajuda da espátula.
  7. Guarneça com cebolo picado, regue com óleo de sésamo e sirva de seguida. 


* O arroz japonês destaca-se pelos grãos arredondados e por possuir uma quantidade maior de amido, fazendo com que a textura seja mais úmida e forme uma liga, mas sem deixar empapado.