06/07/23

Tomate seco

Olá, boa tarde. Esta receita já foi feita há uns tempos, mas só agora a venho publicar. Na altura do tomate, deram-me alguns e eu decidi aproveitá-lo da melhor maneira. Tal como no ano passado fiz molho de tomate e desta vez também tomate seco. Pesquisei e encontrei AQUI esta receita. Em comparação com outras receitas, feitas no forno ou num desidratador de alimentos, que demoram imenso tempo, esta feita na fritadeira de ar quente é super-rápida.
Ficou aprovada. 






  • Tomate q.b.  - Usei tomate cherry do maior (A quantidade depende do tomate que tier para gastar)
  • Açúcar q.b. (1 colher de sopa para cada 250 gramas de tomate)
  •  Sal q.b.(1 colher de chá para cada 250 gramas de tomate)






Lave, corte os tomates e retire-lhes a polpa (reserve a polpa de tomate para outra receita como, por exemplo, molho de tomate).
Transfira os tomates para um passador ou uma rede funda, cubra com açúcar e sal e deixe descansar durante 30 minutos, para que escorram o excesso de líquido.
Coloque os tomates, uns ao lado dos outros, na fritadeira de ar quente, sem os sobrepor. Regue com azeite, acrescente o alecrim e alho laminado.
Programe 30 minutos a 160 graus.
Repita este processo até terminar a quantidade de tomate que vai fazer. Quando os tomates estiverem sequinhos, retire e deixe arrefecer. Transfira para um frasco de vidro limpo e esterilizado, colocando alternadamente uma camada de tomate, alho laminado, e azeite. Cubra com azeite e feche bem. Guarde no frigorifico e vá usando (dura pelo menos 3 meses)

 


Notas:  Se preferir pode temperar os tomates com outras ervas da sua preferência, como orégãos e tomilho.



0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra