17/03/22

Quadrados de amendoim

Boa tarde.
Ora bem, vamos lá dar asas à imaginação e à gulodice. Esta estava no baú das  receitas antigas do blog mas como estamos no mês do amendoim na  rúbrica "O ingrediente do mês”, sai mais uma receita com esta leguminosa  . 
Sejamos sinceros pois eu pensei muito antes de publicar aqui a receita mas não são só as coisas boas que se devem partilhar. As menos boas também.
O resultado final não foi bom (de sabor ficou ótimo, mas de textura para trabalhar foi mau) pois, apesar de ter seguido à risca as instruções dadas,  para conseguir os quadradinhos que aparecem na fotografia ia ficando sem faca, sem tabuleiro, sem ponta dos dedos e tive que os levar ao congelador durante um bocado.
Por isso, se alguém fizer os quadrados e tiver uma boa experiência ou dica para dar, agradeço que a partilhem comigo por favor. Obrigada.
 



Ingredientes:
 
- 200 gramas de açúcar
- 150 gramas de amendoim torrado sem sal
- 397 gramas de leite condensado cozido (meti 400 gramas e usei o resto da segunda lata para fazer baba de camelo)
- 50 gramas de manteiga
- 50 gramas de amendoim torrado com sal para guarnecer
 

Preparação no robot de cozinha:
 
Coloque no copo o açúcar e pulverize 15 segundos na velocidade 10.
Adicione o amendoim sem sal e triture 10 segundos na velocidade 7.
Adicione o leite condensado e a manteiga e aqueça 45 minutos, 120°C ou varoma , velocidade 2.
De seguida triture 1 minuto na velocidade 5-7, aumentando progressivamente a velocidade. Retire, deite num tabuleiro de silicone (20x25 cm aproximadamente - o meu é maior e baixo.), polvilhe com o amendoim torrado com sal e leve ao frigorífico cerca de 4 horas ou até ganhar consistência.
Desenforme e, com a ajuda de uma faca afiada, corte em pedaços (2,5x4 cm aproximadamente.). Enrole em tiras de papel vegetal e reserve no frigorífico.




Preparação de forma tradicional (NÃO TESTEI mas deve ser mais ou menos assim):
 
Pulverize o açúcar num processador de alimentos.Adicione o amendoim sem sal e triture também.
Coloque num tacho anti-aderente e junte o leite condensado e a manteiga. Leve ao lume brando durante 45 minutos, mexendo ocasionalmente.
No fim triture com a varinha mágica (cuidado para não se queimar)..
Retire, deite num tabuleiro de silicone (20x25 cm aproximadamente - o meu é maior e baixo.), polvilhe com o amendoim torrado com sal e leve ao frigorífico cerca de 4 horas ou até ganhar consistência.
Desenforme e, com a ajuda de uma faca afiada, corte em pedaços (2,5x4 cm aproximadamente.). Enrole em tiras de papel vegetal e reserve no frigorífico.





Nota: Receita retirada do portal Cookidoo da Bimby

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra