18/09/20

BOLACHAS DUO (NUTELLA & MANTEIGA AMENDOIM)

Boa tarde. 
Dia chuvoso pede umas reconfortantes bolachinhas. Esta receita é da Clara de Sousa .
Vamos experimentar? 




  • 110 g de manteiga ligeiramente derretida
  • 50 g de açúcar mascavado escuro
  • 185 g de açúcar
  • 200 g de manteiga de amendoim cremosa
  • 140 g de Nutella (creme de chocolate e avelã)
  • 1 ovo grande
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 170 g de farinha de trigo
  •  ½ colher de chá de fermento em pó
  •  ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de chá de sal (ou menos) 


 (
texto é cópia do da Clara de Sousa):

  1. Na taça de batedeira ou num processador de alimentos bata a manteiga derretida, os açúcares, a  manteiga de amendoim, a Nutella, o ovo e a baunilha. 
  2. Numa taça à parte misture a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal e peneire directamente para a massa. Envolva.
  3. Tape com película aderente e leve ao frigorífico até que a massa fique bem dura (cerca de duas horas) ou ao congelador (será mais rápido)
  4. Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre dois tabuleiros com papel vegetal untado ou com tapetes de silicone. Molde bolinhas de massa. Coloque-as nos tabuleiros, com pelo menos 2 centímetros de distância, achate-as ligeiramente com a palma da mão e leve ao forno durante 12 minutos.
  5. A meio do tempo vire os tabuleiros – a parte de trás para a frente – e troque-os deposição – a de cima para baixo e vice-versa. Desta forma cozem por igual.
  6. Retire aos 12 minutos (não deixe mais tempo). O topo estará mole. Deixe arrefecer uns 5 minutos.
  7. Finalmente retire-os com a espátula e coloque-os sobre papel absorvente até esfriarem completamente. O papel vai absorver alguma gordura e deixá-los mais sequinhos.




  1. Deite no copo do robot a manteiga derretida, os açúcares, a  manteiga de amendoim, a Nutella, o ovo e a baunilha. Misture 1 minuto na velocidade 3.
  2.  Numa taça à parte misture a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal e peneire directamente para a massa. Envolva.
  3. Tape com película aderente e leve ao frigorífico até que a massa fique bem dura (cerca de duas horas) ou ao congelador (será mais rápido)
  4. Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre dois tabuleiros com papel vegetal untado ou com tapetes de silicone. Molde bolinhas de massa.
  5.  Coloque-as nos tabuleiros, com pelo menos 2 centímetros de distância, achate-as ligeiramente com a palma da mão e leve ao forno durante 12 minutos.
  6. A meio do tempo vire os tabuleiros – a parte de trás para a frente – e troque-os deposição – a de cima para baixo e vice-versa. Desta forma cozem por igual.
  7. Retire aos 12 minutos (não deixe mais tempo). O topo estará mole. Deixe arrefecer uns 5 minutos.
  8. Finalmente retire-os com a espátula e coloque-os sobre papel absorvente até esfriarem completamente. O papel vai absorver alguma gordura e deixá-los mais sequinhos.



0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra