09/03/20

"Pampilhos" - Bolos típicos de Santarém

Olá boa tarde. Para começar a semana e aproveitando para participar no grande desfile da Cookpad - Sabores de Portugal -, tentei fazer Pampilhos, bolos típicos do Ribatejo cujo nome resulta de uma homenagem aos campinos que usualmente se fazem acompanhar de um pampilho (um pau comprido) para os auxiliar na condução do gado.
Ficaram bons mas ainda tenho que aprumar dois pontos: o tempo de cozedura que no meu forno foi excessivo (tenho que reduzir mais), pois não ficaram tão crus como deveriam já que estes bolos querem-se semicrus, e a textura do recheio pois não ficou espesso o suficiente e portanto os bolos não ficaram assim tão recheados como se querem.
E, como é óbvio, não são os verdadeiros Pampilhos.

 

Ingredientes para os ovos moles:

- 70 gramas de água
- 130 gamas de açúcar
- 6 gemas de ovo

Ingredientes para a massa:

- 130 gramas de açúcar
- 130 gramas de manteiga à temperatura ambiente
- 2 ovos (1 para a massa e 1 para pincelar)
- 300 gramas farinha tipo 65, mais q.b. p/ polvilhar (para a próxima meto menos) *
- Canela em pó q.b. p/ polvilhar
 


Preparação dos ovos moles na Bimby:

Coloque no copo a água e o açúcar e programe 20 minutos (para a próxima programo mais tempo) ,temperatura 120° C (varoma na TM1), velocidade 1. 
Retire o copo da base para que arrefeça mais depressa e deixe a calda arrefecer até aos 60°C, cerca de 30 minutos.
Corte as gemas com a ajuda de uma faca e passe por um passador de rede fina. Deite um pouco da calda sobre as gemas e misture com a ajuda da faca.
Insira a borboleta. De seguida programe 12 minutos, temperatura 100°C, velocidade 1 e adicione em fio, através do bocal da tampa, as gemas reservadas. Retire e deixe arrefecer cerca de 3 horas ou até ganhar consistência.

Preparação da massa na Bimby:


Pré-aqueça o forno a 250°C. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
No copo limpo coloque o açúcar, a manteiga e 1 ovo e bata 4 minutos na velocidade 4.
Adicione a farinha e misture 15 segundos na velocidade 6. Retire e deixe descansar cerca de 30 minutos.

Montagem dos Pampilhos:

Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo enfarinhado com uma espessura de 4 mm (aproximadamente.).
Corte com a ajuda de uma faca retângulos de 15x10 cm, numa das metades distribua uma porção de ovos-moles, polvilhe com canela e cubra com a outra metade obtendo assim retângulos de 15x5 cm. Coloque os pampilhos no tabuleiro, pincele com 1 gema de ovo e leve ao forno a 250°C cerca de 5 minutos. De seguida deixe cerca de 3 minutos, só com a resistência de cima ligada, até a zona da gema ficar tostada.


Preparação dos ovos moles de forma tradicional:

Prepare uma calda, levando o açúcar com a água ao lume até atingir o ponto de pasta (quando atinge os 101º C, altura em que começa a aderir à colher uma pequena camada de açúcar).
Desfaça e bata ligeiramente as gemas e deite a calda sobre elas, em fio, sem parar de mexer.
Leve ao lume a engrossar, mexendo sempre para que não se pegue. Deixe arrefecer.

Preparação da massa de forma tradicional:

Misture o açúcar com a margarina amolecida e o ovo.
Junte a farinha e trabalhe a massa energicamente.
Deixe repousar cerca de 30 minutos.

Montagem dos Pampilhos:

Estenda a massa numa superfície enfarinhada, usando um rolo também polvilhado com farinha, de forma a obter uma espessura de aproximadamente 4 milímetros (aproximadamente.).
Corte com a ajuda de uma faca retângulos de 15x10 cm, numa das metades distribua uma porção de ovos-moles, polvilhe com canela e cubra com a outra metade obtendo assim retângulos de 15x5 cm. Coloque os pampilhos no tabuleiro, pincele com 1 gema de ovo e leve ao forno a 250°C cerca de 5 minutos. De seguida deixe cerca de 3 minutos, só com a resistência de cima ligada, até a zona da gema ficar tostada.


História dos Pampilhos: 

Região: Lisboa e Vale do Tejo.
Os Pampilhos são bolos típicos do Ribatejo cujo nome resulta de uma homenagem aos campinos que usualmente se fazem acompanhar de um pampilho (um pau comprido) para os auxiliar na condução do gado.
Os Pampilhos devem ser feitos poucos de cada vez pois como a massa fica semicrua são melhores frescos, perdendo qualidades com o passar do tempo.

Os Pampilhos não têm uma longa tradição por si próprios, mas têm-na na medida em que foram «imaginados» em homenagem ao homem do Ribatejo, mais propriamente ao campino que na lezíria guarda os touros. O pampilho é a vara comprida com que o campino dirige os animais, e daí o formato do bolo. O bolo é uma criação, de há cerca de 30 anos, do Sr. Diamantino Veloso, então pasteleiro da Pastelaria Acides (local onde os alunos da Escola Agrária da região e a elite dos «forcados de Santarém» se reuniam habitualmente para confraternizar). Desta maneira a pastelaria homenageou as gentes ribatejanas ligadas aos mais conhecidos ex Libris do Ribatejo: o touro e o cavalo.


Notas: Se não tiver farinha tipo 65, pode usar tipo 55 acrescentando ais 10% do que pede a receita (neste caso seriam 330 gramas)
Receita no livro Bimby À Portuguesa Com Certeza e em Doces Regionais
História dos Pampilhos em https://tradicional.dgadr.gov.pt/
Confeção dos ovos moles:  https://www.youtube.com/watch?v=PPPZHsFB5bo 

1 comentários:

  1. Quando for para esses lados tenho que conhecer essa iguaria.
    Estão lindos.
    beijo
    Elsa

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra