07/03/20

Bolo de canela

Boa tarde. 
Este bolo foi de um parto muito difícil, acreditem. Da primeira vez saiu lindo da forma, mas como achei que estava um pouco escuro por cima, toca de raspar o mais queimado, Tudo muito certo não tivesse eu achado que o prato estava sujo e inapropriado para a fotografia. Toca de agarrar no bolo ainda quente para o mudar de prato... pois.... partiu.se ao meio (às vezes fazemos coisas tão parvas!!). Comeu-se mas fotografia, esquece. 
Na mesma semana fui fazer novamente o bolo.  Desta vez, ainda não sei bem como, o forno só tinha a resistência inferior ligada e quando dei por isso , ligando a superior, já o tempo de cozedura ia a meio. Logicamente cozeu demais por baixo e depois ao desenformar fiquei com meio bolo no prato. Oh que treta.
Hoje lá fui eu tentar novamente e parece que â terceira foi de vez. Ufa, já estava pronta a desistir se não fosse desta.
Ingredientes:

- 2 ovos (gemas e claras separadas)
- 400 gramas de açúcar
- 400 gramas de farinha
- Raspa de 1 limão
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de canela em pó (se não gostar de sabor forte a canela pode usar só 1)
- 1/4 litro de leite
- 1 pacote de 250 gramas de margarina

Preparação na Bimby:


Pré-aqueça o forno a 180º c.
Misture as gemas com o açúcar, 2 minutos na velocidade 5.
Junta-se a margarina derretida, a raspa do limão, o leite, a farinha misturada com o fermento e a canela e programa-se 2 minutos na velocidade 3.
Envolvem-se as claras batidas em castelo, com a ajuda da espátula.
Vai ao forno num tabuleiro rectangular (também poe ser numa outra forma) previamente untado, cerca de 35 minutos (verificar cozedura com um palito).


Preparação de forma tradicional:

Pré-aqueça o forno a 180º c.
Misture as gemas com o açúcar até obter uma gemada (fica grossa).
Junta-se a margarina derretida, a raspa do limão, o leite, a farinha misturada com o fermento e a canela. Mistura-se muito bem.
Envolvem-se as claras batidas em castelo.
Vai ao forno num tabuleiro rectangular (também poe ser numa outra forma) previamente untado, cerca de 35 minutos (verificar cozedura com um palito).
Nota:Para cozer este bolo usei a forma flor d''A Metalúrgica

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra