12/08/20

Blue Velvet

Olá olá boa noite. Como estão? Pois é,o meu blog está de cara lavada e mudou de nome, como certamente já repararam e estou muito feliz com esta mudança. Sinto que deixei de estar presa a uma marca e agora sim,  o blog é mais pessoal,  (não sei se me estão a entender). 

Para primeiro post escolhi o meu bolo de anos que tinha que ser azul,para estar de acordo com o novo logotipo. Fiz anos ontem e meio século já cá canta. Nem acredito que já passaram 50 anos!!! Vamos à receita 😊

 Ingredientes:

- 240 gramas de buttermilk *

- 300 gramas de farinha (tipo 55, sem fermento)

- 300 gramas de açúcar

- 2 ovos grandes

- 100 ml óleo de girassol

- 1 colher de chá de baunilha

- 1 colher de chá de fermento para bolos

- 1 frasco de corante azul (uso 1 rasco inteiro para que o bolo fique bem azul. O único corante que lhe dá o tom mesmo bom é o da Rayners **)

- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

- 1 colher de.chá de vinagre de vinho branco

- 1 pitadinha de sal

 Para o creme de mascarpone (fiz a receita a dobrar para que o bolo ficasse bem recheado e coberto):

- 250 gramas de mascarpone (meti 500 gramas)

- 100 ml de natas (meti 200 ml)

- 50 gramas de açúcar em pó (meti 100 gramas). Pulverizei o açúcar na bimby, uns segundos na velocidade 9, com o copo limpo e bem seco.

Numa batedeira deite o Mascarpone e as natas e bata até obter a consistência desejada. Depois vá adicionando o açúcar em pó.

Modo de preparação de forma tradicional:

Numa taça misture o leite e o sumo de limão para fazer o buttermilk. Deixe repousar 10 minutos. Pré- aqueça o forno a 180º C e unte 2 formas redondas de aproximadamente 23 cm cada (ou só uma mais alta e depois corte o bolo ao meio). Coloque numa taça os ingredientes secos (a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato) e misture. Reserve.Coloque noutra taça os ingredientes húmidos (o buttermilk, o corante azul, a baunilha e o vinagre) e misture. Reserve.Junte o óleo e misture bem. De seguida vá adicionando 1 ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição de outro ovo.Depois vá alternando a junção dos ingredientes secos com os húmidos misturando bem (seguindo esta sequência: secos-humidos.secos.húmidos-secos).  Bata até estar tudo muito bem envolvido.Deite a massa numa forma, alise a superfície com a ajuda da espátula e leve ao forno a cerca de 180º C durante 35 minutos (verifique cozedura) e leve ao forno tapado com papel de alumínio, cerca de 25 a 30 minutos a 160º C (o tempo de cozedura depende do forno; faça o teste do palito). Deixe arrefecer na forma e em cima de uma rede, cerca de 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente.

No caso de fazer o bolo só numa forma, corte-o ao meio para rechear.

Modo de preparação no robot:

Eu não faço o recheio no robot mas sim com uma batedeira. Fica melhor. Numa batedeira deite o Mascarpone e as natas e bata até obter a consistência desejada. Depois vá adicionando o açúcar em pó.

Coloque 1 taça em cima da tampa do robot e pese o leite. Adicione o sumo de limão e deixe repousar 10 minutos. Pré-aqueça o forno a 180º C e unte 2 formas redondas de aproximadamente 23 cm cada (ou só uma mais alta e depois corte o bolo ao meio). Coloque no copo os ingredientes secos (a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato) e programe 10 segundos na velocidade 4. Retire para uma taça e reserve

Coloque no copo os ingredientes húmidos (o buttermilk, o corante azul, a baunilha e o vinagre) e misture 10 segundos na velocidade 2,5. Retire para uma taça e reserve.

Coloque no copo o óleo e o açúcar e bata 2 minutos na velocidade 3.

De seguida com a tampa no copo, programe na velocidade 3 e deite pelo bocal da tampa 1 ovo de cada vez, deixando passar 1 minuto entre cada adição de outro ovo. Depois vá alternando a junção dos ingredientes secos com os húmidos misturando na velocidade 3 (seguindo esta sequência: secos-humidos.secos.húmidos-secos) e bata até estar tudo muito bem envolvido (bato sempre pelo menos 3 minutos).Deite a massa numa forma, alise a superfície com a ajuda da espátula e leve ao forno a cerca de 180º C durante 35 minutos (verifique cozedura) Leve ao forno tapado com papel de alumínio, cerca de 25 a 30 minutos a 160º C (o tempo de cozedura depende do forno; faça o teste do palito). Deixe arrefecer na forma e em cima de uma rede, cerca de 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente. No caso de fazer o bolo só numa forma, corte-o ao meio para rechear.

 


Notas: * Para fazer o butermilk use 220 gramas e leite com 30 gramas de sumo de limão (sim, está correto). Deixe repousar pelo menos 10 minutos.

Pré- aqueça o forno a 180º C e unte 2 formas redondas de aproximadamente 23 cm cada (ou só uma mais alta e depois corte o bolo ao meio).

            ** O corante Rayners é muito difícil de encontrar (pelo menos por aqui). Apenas se vende no Intermarché e não são todos os que o têm.

Para cozer o bolo usei a minha forma de abrir d'AMetalúrgica.

Esta receita foi o resultado da junção de 2 diferentes (parte da receita do bolo é da Rita Nascimento e o modo de preparação é o da Velocidad Cuchara. 


0 comentários:

Publicar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra