19/01/19

Lulas com molho mostarda

Olá. Adoro estas lulas mas já não fazia há muito tempo. Foi hoje. Que saudades que tinha deste sabor.
Como acompanhamento fiz um arroz de manteiga (usei arroz Aromático da Bom Sucesso).

Ingredientes:

- 50 gramas de azeite
- 150 gramas de cebola
- 2 dentes de alho
- 250 gramas de tomate em pedaços
- 1000 gramas de lulas limpas, cortadas em pedaços
- 50 gramas de vinho branco
- 50 gramas de vinho tinto
- 1 folha de louro
- Sal, q.b.
- Pimenta moída, q.b.
- 2 gemas de ovo
- 20 gramas de mostarda
- 1 colher de chá de sumo de limão
- 20 gramas de salsa picada Aromáticas Vivas


Preparação na Bimby:

Coloque no copo o azeite, a cebola e o alho, pique 5 segundos na velocidade 5 e refogue 5 minutos, temperatura varoma, velocidade 1.

Adicione o tomate e triture 20 segundos na velocidade 7. Com a ajuda da espátula baixe o que ficou na parede do copo e cozinhe 5 minutos, temperatura 100° C, velocidade 1.

Adicione as lulas, o vinho, o louro, o sal, a pimenta e cozinhe 25 minutos, temperatura 100°C, velocidade colher inversa. Verifique se as lulas estão cozidas, se for necessário programe mais alguns minutos à mesma temperatura e na mesma velocidade.


Num recipiente envolva as gemas, a mostarda e o sumo de limão. De seguida misture 4 minutos, colher inversa. velocidade 1 e adicione esta mistura em fio pelo bocal da tampa. Coloque numa travessa de servir e polvilhe com a salsa picada. Acompanhe com arroz, puré de batata ou batata cozida.
 Preparação de modo tradicional:

Pique a cebola e os dentes de alho. Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e junte a cebola e os dentes de alho picados e a folha de louro deixando refogar. Acrescente depois o tomate sem pele e partido em pedaços, o vinho branco e as lulas também partidas em pedaços. Tempere com sal e um pouco de pimenta e deixe cozinhar em lume brando até as lulas estarem macias.
Numa tacinha junte a gema de ovo com a mostarda e acrescente duas colheres de sopa do refogado das lulas. Mexa bem e junte no tacho ao restante preparado. Deixe engrossar e rectifique os temperos.

Sirva polvilhado com a salsa picada e acompanhe com arroz, puré de batata ou batata cozida.


0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra