03/10/14

Apresento-vos a Oficina da Formiga Cerâmica

Boa tarde. Hoje venho dar-vos a conhecer a OFICINA DA FORMIGA.

"A Oficina da Formiga nasceu em 1992 com a cobertura da eira da nossa casa gandaresa de 1915, em Ílhavo, e a instalação do forno e das bancadas de pintura manual. Fruto da influência de mestres e técnicos, da experimentação artesanal, da experiência na direcção industrial e também como formador no sector cerâmico, demos continuidade à reprodução dos motivos e das cores ainda registadas na nossa memória, mas que há muito desapareceram dos nossos ambientes familiares. Os nossos clientes e amigos voltaram a colocar nas mesas do dia-a-dia, ou em ocasiões de festa, a travessa com o bacalhau, batatas e couves, o prato com as rabanadas, aletria ou arroz doce, a taça com a salada de alface, a tijela com a marmelada, ou utilizando-as simplesmente como peças decorativas.
As peças da Oficina da Formiga são reproduções fieis dos formatos e motivos de louça utilitária, fabricadas na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX provenientes de diversas unidades industriais nacionais que já encerraram, nomeadamente de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Sacavém, Caldas da Rainha e Gaia.
São objectos utilitários que dão resposta às necessidades quotidianas (louça para alimentos e refeições), mas, na sua utilização, podemos voltar a capturar as memórias maravilhosas das olarias populares.
Algumas peças são carregadas de simbolismo – como é o caso do prato da abundância – e são pedaços da história popular que não queremos deixar perder.
Os motivos são baseados nos elementos naturais e tradicionais, peixes, aves, flores e folclore, rebuscados em casas particulares, antiquários, feiras de velharias, livros e museus. As formas são, principalmente, os pratos, travessas, jarras e bacias. Os processos de conformação, pintura e vidragem são manuais, com as mesmas técnicas usadas desde o século XIX."

(Texto integralmente retirado da página da OF)

Este excelente vídeo que mostra um pouco do lindíssimo trabalho destes artistas (sim, porque são uns verdadeiros artistas). 

Das lindas peças da OFICINA DA FORMIGA fazem parte bilhas, pratos, travessas, peças de edição limitada, conjuntos de cozinha e conjuntos de mesa. 

Deixo-vos os contactos da Oficina da Formiga para mais informações. 


Telefones -  234 195 592 ou  919 824 581

Loja on-line -  www.ofceramics.com

Loja e oficina -  Rua da Coutada, 77, 3830-134 Ílhavo, em Portugal, com as coordenadas GPS N 40º 36’ 48’’, O 8º 39’ 47’’ (mediante marcação prévia via e-mail ou telefone, poderão fazer uma visita).



A Milú e o Jorge esperam por si!   

E eu não resisti e já tenho uma peça deles. Gostam? 




0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra