10/04/14

Muffins versus Cupcakes


Uma amiga partilhou esta curiosidade. Pedi-lhe autorização, mesmo sabendo que ela tinha retirado daqui, e partilho também com vocês. 
Cupcakes e muffins são coisas diferentes, embora mta gente os confunda...
“Mesmo com toda a popularidade de cupcakes e muffins, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença existente entre eles, muitas vezes apontada como a simples questão de ter cobertura ou não. Apesar de terem aparência semelhante e de serem assados no mesmo tipo de forminhas, os muffins e os cupcakes representam dois tipos de bolos bem diferentes.
Muffins: o muffin é um tipo de quick bread, ou seja, a sua massa é feita com uma técnica bastante simples e rápida, em que os ingredientes secos são misturados numa tigela e os líquidos noutra, para logo em seguida todos serem misturados rapidamente (a massa não deve ser batida, apenas misturada ligeiramente com um garfo ou uma espátula, podendo até ficar encaroçada). A gordura usada no preparo é sempre em forma líquida, como óleo vegetal ou manteiga derretida, e os ovos são ligeiramente batidos, apenas para misturar. Essa técnica é a mesma que é usada para fazer panquecas e waffles, por exemplo. Caso decida assar a massa de um muffin no formato de um bolo único (geralmente numa forma de bolo inglês), ele passa a ser chamado de Bread ou Loaf, que seria algo como um Pão-Bolo, pois a textura da massa é diferente da de um bolo propriamente dito.Como é preparado para o pequeno almoço ou para o lanche, os muffins têm a característica de incorporar ingredientes saudáveis, como frutas, castanhas, grãos, sementes e especiarias, mas podem também receber gotas de chocolate, coberturas ou outros complementos mais festivos. O muffin é um bolo mais denso, não costuma esfarelar e tem uma aparência mais dura.


(Imagens retiradas da Internet)

Cupcakes: o cupcake é um tipo de bolo amanteigado preparado conforme as técnicas tradicionais de um bolo, geralmente inicia-se a preparação batendo a manteiga e o açúcar até que se forme um creme branco. A gordura usada na preparação é a manteiga à temperatura ambiente e os ovos são batidos e incorporados nesse creme (algumas receitas de bolo podem usar claras em castelo separadas, mas é menos comum esse passo ser usado nos cupcakes).
O cupcake nada mais é que um bolo assado em formas individuais. No entanto, bolos muito húmidos podem soltar-se facilmente das forminhas de papel ao que as pessoas acabam por usar receitas de bolo um pouco mais secas para os seus cupcakes, o que não constitui qualquer problema já que eles recebem uma cobertura generosa para compensar. É comum também que eles tenham recheio e sejam decorados, afinal costumam ser consumidos em situações festivas. O cupcake é um bolo mais fofo, tende a esfarelar e tem uma aparência mais macia.

    

(Imagens retiradas da Internet)

O que define cada um deles, portanto, é a massa, pois mesmo que você coloque uma cobertura sobre um muffin, ele não se tornará num cupcake, será sim um muffin com cobertura. E mesmo que você não aplique uma cobertura em seu cupcake, ele não se tornará num muffin.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra