06/01/13

Bolo Rei

Olá a todos e feliz Dia dos Reis.
18 anos que este dia tem um significado especial para mim. Nasceu a 6 de Janeiro de 1995 o meu sobrinho João Pedro, depois de , 2 anos e 2 dias antes, ter nascido a minha sobrinha Ana Rita.
Hoje, e pela primeira vez - parece mentira mas não é, e quase me envergonho de o dizer - , fiz bolo rei.
Estava com um certo receio, confesso, mas saiu muito bem :).
Ingredientes:

- 450 gramas de farinha c/ fermento
- 70 gramas de açúcar
- Casca de 1 laranja, só a parte amarela
- Casca de 1 limão, só a parte amarela
- 130 gramas de leite
- 70 gramas de manteiga
- 3 gemas de ovo
- 25 gramas de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta de fermento seco (5 gramas)
- 20 gramas sumo de laranja
- 40 gramas vinho do Porto
- 1 pitada de sal
- 250 gramas de frutas cristalizadas ou frutos secos
-1 gema p/ pincelar

Preparação:

Pese a farinha e reserve (eu coloquei uma taça em cima do copo da Bimby fechado e coloquei a balança a zeros, pesando depois a farinha.
Com o copo bem seco coloque o açúcar, a casca dos citrinos e pulverize 15 segundos, velocidade 9.
Adicione o leite, a manteiga e programe 30 segundos, temperatura 37ºC, velocidade 6 e a seguir 30 segundos na velocidade 9.
Junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho, e misture uns segundos na velocidade 3.
Com a Bimby em funcionamento na velocidade 3 deite a farinha a pouco e pouco através do bocal da tampa e no fim a pitada de sal.
De seguida programe 3 minutos, velocidade espiga. Verifique se forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade.
Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copo de medida. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos para que o volume baixe e programe 1 minuto na velocidade espiga.
Programe 30 segundos na velocidade espiga, junte 250 g de fruta cristalizada através do bocal da tampa.
Retire a massa do copo. Amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha.

Pincele a massa com gema de ovo e decore a seu gosto com as restantes frutas cristalizadas ou frutos secos. Pode também fazer pequenos montes de açúcar humidificado. Deixe que a massa dobre o volume e a seguir coloque no forno pré-aquecido a 180º C cerca de 20 minutos,  com um recipiente cheio de água no buraco do bolo para humedecer o forno durante a cozedura e, ao mesmo tempo, não deixar fechar o buraco.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra