30/08/11

Dicas sobre a massa Folhada

Encontrei estas dicas sobre a massa folhada aqui e achei interessante partilhar aqui. Espero que vos sejam úteis.

1. Como cozer a massa?
A massa folhada deve ser sempre cozida em forno pré-aquecido e a uma temperatura elevada. Se o forno tiver a temperatura distribuída uniformemente, a massa também cresce da mesma forma. Caso contrário, deve ir rodando o recipiente que contem a massa folhada dentro do forno. Se o forno possuir o elemento eléctrico na parte debaixo deve cozer os seus folhados nessa prateleira. Uma vez bem cozida e folhada a massa, deve diminuir a temperatura e deixar no forno mais uns minutos para secar e ficar estaladiça.

Para verificar se a massa está pronta deve reparar se toda ela está dourada. O folhado não é sempre perfeito, podendo baixar ou não atingir a altura que imaginava. Mas, desde que bem cozido, fica sempre delicioso. O folhado deve ser consumido no próprio dia em que foi ao forno, melhor ainda servido quente, saído do forno, embora possa voltar ao forno para ser aquecido.

2. Como guardar a massa?
A preparação da massa folhada não é difícil mas é demorada. Recomendamos que quando for fazer esta receita aproveite para fazer mais quantidade, repetindo a mesmo processo três vezes. A massa que sobrar pode ser congelada – mantém-se durante 4 dias no frigorífico e 6 meses no congelador. Para congelar coloque a massa já preparada em cima de uma folha de papel vegetal, enrole com a folha de papel e embrulhe em película aderente.
Para descongelar transfira a massa do congelador para o frigorifico durante a noite.

3. Acabamento da massa:
Se for uma receita que utilize ovo para dar um aspecto bonito e brilhante deverá ter em atenção que ao pincelar a massa com a gema do ovo não deve deixar escorrer pois se tal acontecer poderá colar as camadas, não deixando a massa crescer uniformemente.

4 comentários:

  1. gostaria de saber se a massa folhada vai fermento no caso de fazer um pão.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    Desconheço pão feito com massa folhada. E confesso que não entendi muito bem a pergunta!!!!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. gostava de saber após a compra da massa folhada e de queremos fazer por exemplo um folha de maça, só queria prepara-lo, e no dia seguinte por o folhado no forno , isso é possível? reservar o preparado que se fez de um dia para o outro no frio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Sim, que eu saiba não tem problema guardar de um dia para o outro.
      Beijinhos Era Uma Vez: a minha arte

      Eliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra