18/05/21

O novo livro de Matt Preston - “Mais”

Olá bom dia. Chega hoje 18 de Maio,  às livrarias nacionais,  editado pela Casa das Letras, “Mais – Mais Receitas Com Mais Vegetais Para Mais Alegria”, o novo livro de Matt Preston.




O popular jurado do MasterChef Austrália cuja visita a Lisboa em 2019 foi um sucesso tão grande – que se o Covid deixar – ameaça voltar para matar as saudades de um linguado grelhado e de um pastel de nata. Depois das mais de 500 fãs que juntou no lançamento, das muitas entrevistas que deu, o que o crítico gastronómico de 59 anos quer mesmo saber agora é onde e o que vamos comer desta vez. 
 São 120 receitas vegetarianas e veganas para as quais criou até um acrónimo— O. C. V. — que quer dizer Obsceno, Chocante, Vegetariano. “Apliquei este termo cativante a pratos que se encontram nestas páginas que são tão decadentes, traquinas e bons que o leitor se questionará sobre o porquê de não ter apanhado a onda vegetariana há mais tempo.”
 
“Este livro é sobre alegria. O puro prazer não adulterado que a comida lhe pode dar. Estas receitas foram escritas a pensar nas pessoas que gostam de comer e que sabem que comer juntos é mais do que apenas nutrição — hidratos de carbono e proteína — num prato. Partilhar uma refeição é uma das coisas que nos torna humanos. Devemos divertir-nos ao fazê-lo. É evidente que a nutrição é importante, e obviamente seria ótimo se as receitas usassem ingredientes frescos e de fácil acesso como estes, mas isto deveria ser um dado adquirido. Na sua simplicidade, o ato de cozinhar é um ato de amor; um ato de satisfazer aqueles que ama com algo delicioso."
 
"Este livro é sobre a felicidade. Não é um veículo para mesquinhez e acusações; nem culpa e sacrifício — mas para receitas simples que lhe irão dar prazer de lamber o prato e um certo abandono que vem da decadência da boa comida e de uma indulgência sem limites se assim o quiser. Este é um livro sobre vegetais e como obter mais receitas centradas nos legumes para o seu repertório. Apresento aqui muitos vegetais, oleaginosas e cereais porque os adoro, e suponho que, de certa forma, este livro também é um catálogo dos meus últimos anos de aventuras e explorações com a comida, tentando redesenhar o que é delicioso e captar a felicidade que a boa comida nos pode dar. Os menus de ‘carne e batatas’ pertencem há muito ao passado. Este é um livro repleto de receitas que explodem com cores e sabores vibrantes. Se este livro tivesse um mote, seria «SEM QUALQUER SACRIFÍCIO». Todo este livro é uma celebração à culinária sem sacrifício.”
 
As receitas foram concebidas de modo a terem sabores fabulosos e texturas contrastantes. Foram desenvolvidas como um antídoto para as tão temidas refeições veganas desenxabidas de outrora, exercidas numa cegueira monástica monossilábica que ainda é seguida por alguns bloguistas de bem-estar e livros de culinária “que valem a pena”; “livros de culinária muitas vezes escritos por pessoas que não gostam de comer; pessoas que muitas vezes temem mais do que amam a comida.”

 


Matt Preston não resiste, no entanto, a acrescentar um “apêndice sobre carne para aqueles dias em que não lhe apetece ser vegetariano”. 
 
MATT PRESTON é a principal autoridade australiana em comida deliciosa e fácil de fazer, graças às suas crónicas regulares nas revistas Stellar, delicious e Taste, e há 11 anos como co-apresentador e júri no programa televisivo MasterChef Australia. Já publicou seis livros de cozinha e Delicioso, Fácil, Rápido foi publicado pela Casa das Letras em 2019. Nasceu em Inglaterra, mas vive em Melbourne, Austrália, desde os anos 90.



1 comentários:

  1. Passei para desejar um fim-de-semana excelente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra