27/04/18

Fofos de Peixe

Boa tarde. 
A Telma, administradora do grupo Cantinho das Cozinheiras, lançou um desafio bem giro. 
O desafio do livro. Era só escolher um número de x a y e o que nos calhasse correspondia ao número da página que continha uma receita a qual teríamos que confeccionar.
Depois, era só mostrar o resultado final.
A mim calhou a receita de fofos de peixe e legumes, contudo fiz só com peixe ou ninguém comia cá por casa. . 

Ingredientes:

- 300 gramas de filetes de peixe, sem pele nem espinhas
- Sal q.b.
- Pimenta preta q.b.
- Limão
.- Margarina
- Queijo parmesão ralado
- 3 ovos
- Noz moscada q.b
- 5 dl de molho béchamel (60 gramas de manteiga ou margarina,50 gramas de farinha,sumo de meio limão (facultativo), 5 dl de leite, 3 gemas)
- Salsa ou coentros picados

Preparação Bimby: 

Coloque no copo 500 gramas de água, insira o cesto com o peixe dentro e coloque por cima umas pedras de sal e programe 20 m, temp. varoma, vel. 3/5. Ao fim deste tempo o peixe está cozido. Retira-se o cesto com o peixe, limpa-se de peles e espinhas e reserva-se.

Passa-se o copo por água. Faz-se um creme com a margarina, ou a manteiga, a farinha, o sumo do limão e o leite. Programa-se 6 minutos, velocidade 4, temperatura 90º. No fim deste tempo juntam-se as gemas batidas e programa-se 8 segundos, velocidade 5, e tempera-se com sal e pimenta.
Junta-se depois o peixe reservado e o queijo ralado (opcional). Envolve-se 10 segundos, vel. colher inversa.
Retira-se para uma tigela e reserva-se.
Batem-se as claras em castelo (colocar as claras no copo com a borboleta montada, uma pitada de sal e programar 5 minutos na velocidade 3,5 sem copo de medida. Importante ter o copo completamente seco, se estiver ligeiramente húmido é o suficiente para as claras não ficarem como desejado. ) e envolvem-se no preparado anterior.
Leva-se ao forno previamente aquecido, em pirex de souflée (alto) bem untado(também pode usar ramequins). Por cima polvilha-se com queijo radado, durante cerca de 30 a 35 minutos (para verificar se está cozido espeta-se um garfo no meio  e se já não estiver líquido, está cozido).

Preparação tradicional:

Tempere o peixe com sal e pimenta. Coza.o o peixe em água. 

Faz-se um creme com a margarina, ou a manteiga, a farinha, o sumo do limão e o leite, e deixa-se engrossar.
Juntam-se as gemas batidas, mistura.se bem e tempera-se com sal e pimenta.
Junta-se depois o peixe reservado e o queijo ralado (opcional). Envolve-se tudo. Retira-se para uma tigela e reserva-se.
Batem-se as claras em castelo e envolvem-se no preparado anterior.
Leva-se ao forno previamente aquecido, em pirex de souflée (alto) bem untado (também pode usar ramequins). Por cima polvilha-se com queijo radado, durante cerca de 30 a 35 minutos (para verificar se está cozido espeta-se um garfo no meio  e se já não estiver líquido, está cozido).



2 comentários:

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra