07/03/16

Bolo mágico de côco

Olá, para comemorar o 5º aniversário do meu blog, resolvi estrear-me nos bolos mágicos. É mágico porque com uma única massa se formam três camadas. A de baixo mais consistente, a do meio com a consistência de um pudim suave e a de cima é uma camada de bolo esponjosa.
A receita vem no livro "Bolos Mágicos".
Bom apetite !! 




Ingredientes:

- 4 ovos
- 200 gramas (2 dl) de leite à temperatura ambiente

- 250g (2,5 dl) de leite de côco
- 125g de manteiga derretida e já morna (usei margarina sabor a manteiga da Vaqueiro)
- 1 saqueta de açúcar baunilhado Vahiné
- 125 gramas de açúcar amarelo
- 80 gramas de farinha

- 80 grams de côco ralado
- 1 pitada de sal

Preparação Bimby:


Untar a forma com manteiga uma forma rectangular (a minha tem 20X30 cm) e, forrar com papel vegetal (untei também o papel). Ligar o forno a 180ºC. Bater as claras em castelo com o sal e reservar (eu bato sempre as claras com a batedeira, mas se quiser bater na Bimby, faça do seguinte modo - colocar a borboleta no copo bem limpo e seco e bater as claras, sem o copo, com uma pitada de sal, 8 minutos, temperatura 37º C, velocidade 3.5. Retirar e reservar).
Colocar um recipiente na tampa da Bimby, pesar o leite e leite de côco e reservar.
Com a borboleta, bater as gemas com o açúcar, o açúcar baunilhado, 8 minutos na velocidade 3.5. Adicionar a manteiga, derretida e apenas morna misturar 30 segundos na velocidade 3.. Juntar a farinha peneirada, o côco ralado e o sal e bater mais uns 3 minutos. 
Adicionar o leite e leite de côco reservados gradualmente através do bucal e com a Bimby na velocidade 3 (coloque a tampa do copo e levante-a ligeiramente para deitar os leites e não salpicar tudo). 
Colocar numa taça o preparado e incorporar, delicadamente, as claras em castelo reservadas. Deitar a massa na forma untada e alisar a parte superior. 
Levar ao forno, a 150ºC, durante 50 minutos (ao sair do forno o bolo estará ainda pouco firme). levar ao frigorífico pelo menos durante 2 horas (o ideal é deixar durante a noite) para solidificar a apurar sabores. 
Servir fresco.




Preparação Tradicional:

Untar a forma com manteiga uma forma rectangular (a minha tem 20X30 cm) e forrar com papel vegetal. Ligar o forno a 180ºC. Bater as claras em castelo com o sal e reservar; 
Bater as gemas com o açúcar, o açúcar baunilhado e o açúcar amarelo até obter uma mistura esbranquiçada. Adicionar a manteiga, derretida e apenas morna, e envolver no preparado. Juntar a farinha peneirada, o côco ralado e o sal e bater mais uns minutos. Deitar gradualmente o leite e o leite de côco, mexendo sempre.
Incorporar as claras em castelo delicadamente no preparado. Deitar a massa na forma untada e alisar a parte superior. 
Levar ao forno, a 150ºC, durante 50 minutos (ao sair do forno o bolo estará ainda pouco firme). levar ao frigorífico pelo menos durante 2 horas (o ideal é deixar durante a noite) para solidificar a apurar sabores.
Servir fresco. 

NOTA: Para decorar usei côco ralado; corações de açúcar e rolinhos de chocolate, ambos da vahiné



2 comentários:

  1. É mágico e se é de coco só pode ser bom! Beijinhos e muitos parabéns pelo aniversário do blogue! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. adoro este bolo já fiz sem ser de como e a textura é magnifica, e muitos parabéns.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra