16/01/12

Bolo de Abóbora

Boa noite. Ando ao tempo para me decidir fazer um bolo de abóbora mas tenho tido receio de detestar. Mas.... foi hoje que  meti mãos à obra e à faca na qual me cortei bem num dedo (maldita abóbora que ainda estava por descascar) e maldita faca que corta como uma lâmina (as de cerâmica).
Bem, mas azares à parte, posso dizer que o resultado me surpreendeu pela positiva e aconselho todos as experimentarem. Mesmo os mais cépticos.  
A receita é da Cristina Galiano.


Ingredientes:

- 170 gramas farinha
- 10 gramas fermento em pó
 - 150gramas de açúcar
 - 20 gramas de casca limão sem parte branca (ou de laranja)
 - 250 gramas de abóbora pesada sem casca nem sementes
 - 3 ovos de 62-72gr
 - 1 pitada sal
  - 20 gramas de canela
 - 70 gramas de azeite virgem extra de sabor suave (eu usei óleo de girassol)
 - 50 gramas de brandy (eu usei vinho do Porto)
 - 100 gramas de sultanas (não usei)
 - 100 gramas de nozes em pedaços grandes (eu usei miolo de amêndoa sem pele)

Preparação:


Colocar a farinha e o fermento no copo (que deve de estar bem seco) e misturá-los 30 seg. Vel.3 para que o fermento se distribua uniformemente e a farinha fique como que “peneirada”. Retirar do copo e reservar.
Colocar o açucar no copo e pulverizá-lo na velocidade 9,  15 segundos. Adicionar a casca de limão e/ou laranja e pulverizá-la também na mesma velocidae 6 segundos . Baixar com a espátula todo o açucar que está nas paredes do copo e na tampa.
Adicionar a abóbora e triturá-la na vel. 6 o tempo necessário para que ela se desfaça.
Baixar com a espátula a mistura que está nas paredes do copo e na tampa.
Colocar a borboleta, adicionar os ovos e bater durante 6 minutos na velocidade 4.  Baixar com a espátula a mistura que está nas paredes do copo e na tampa.
Pré-aquecer o forno a 170º (se fôr forno com ar circulante) ou a 180º(consoante o forno).
Entretanto macerar as passas no brandy ou vinho do porto, colocando-as no microondas 1 minuto em potência máxima. (EU SALTEI ESTA PARTE MAS JUNTEI NA MESMA O VINHO DO PORTO À MASSA).
Retirar a borboleta, adicionar a pitada de sal, a canela e o azeite ou óleo e misturá-los 10 segundos na velocidade 4. Voltar a baixar com a espátula a mistura que está nas paredes do copo e na tampa. Adicionar agora o brandy ou vinho do porto da maceração e envolvê-lo com a espátula.Por último adicionar a mistura de farinha com fermento e incorporá-la à mistura do bolo programando 10 segundos velocidade 4.
Colocar a mistura numa forma untada e incorporar as passas e as nozes. Colocar no forno pré-aquecido a 180 º C. até que esteja cozido.
Quando estiver frio pode polvilhar com açucar em pó.

2 comentários:

  1. eu tambem fiquei fa de bolos de abobora desde que exprimentei o bolo de abobora e nozes. este tambem me parece uma boa sugestao.

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula. Confesso que tinha ium pouco de receio, mas até que gostei.
    Obrigada pelo comentário.
    Bj

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra