29/12/20

Paris Brest

Olá boa noite. Como estão? Espero que bem. 
Pois é, o Natal deste ano tão atípico já passou e caminhamos a passos largos para o final do ano. Era bom que ele levasse embora o maldito vírus, mas não creio, infelizmente.
Bem, hoje trago-vos uma receita de Paris Brest que recheei com creme de pasteleiro, natas batidas e pêssego (podem rechear com qualquer outra coisa que gostem). 



Ingredientes para a massa:

- 300 gramas de farinha tipo 65
- 500 gramas de água
- 100 gramas de manteiga
- ½ colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 6 ovos batidos
- Leite q.b. para pincelar

Ingredientes para o creme de pasteleiro: 

- 70 gramas de açúcar
- 1 laranja (casca, só a parte laranja)
- 1 limão (casca, só a parte amarela)
- 2 ovos
- 1 colheres de sopa de açúcar baunilhado
- 300 gramas de leite
- 25 gramas de licor (opcional)
- 15 gramas de amido de milho

Complementos para o recheio:

- 1 pacote de natas
- Açúcar (quantidade  a gosto para adoçar as natas)
- Pêssego em calda q.b.
- Chocolate de culinária para enfeitar
 


Modo de preparação da massa no robot:

Coloque um recipiente sobre a tampa do  robot e pese a farinha. Reserve. Coloque no copo a água, a manteiga, o sal e o açúcar e aqueça 6 minutos, temperatura100°, velocidade  1. Adicione a farinha reservada e misture 20 segundos na velocidade 4. Retire o copo da base e deixe arrefecer cerca de 10 minutos. Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e reserve. Coloque o copo na base, programe 1 minuto e meio na velocidade 5 e adicione, em fio, através do bocal da tampa, os ovos batidos. Retire a massa para um saco de pasteleiro com um bico estrelado (com 3 cm de diâmetro aproximadamente.), e no tabuleiro reservado faça círculos sobrepostos (do tamanho que desejar). Pincele com leite. Leve ao forno a 180°C cerca de 1 hora e 15 minutos ou até dourar e sentir oco ao toque. Desligue o forno e deixe arrefecer dentro do forno com a porta aberta, cerca de 10 minutos. Retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer por completo.

Modo de preparação do creme de pasteleiro no robot:

Coloque no copo o açúcar e pulverize 10 segundos na velocidade 9. Adicione a casca de laranja e a de limão e pulverize 15 segundos na velocidade 9. Adicione o ovo, a gema de ovo, o açúcar baunilhado, o leite, o licor e o amido e misture 6 minutos, temperatura 90°C, velocidade 4. 



Modo de preparação da massa de forma tradicional:

Numa panela, levar ao lume a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Quando a mistura começar a ferver, apagar o lume e adicionar a farinha de uma só vez. Mexer bem e levar novamente a lume brando. Cozinhar a massa até soltar do fundo da panela (quando se forma uma fina película de massa no fundo da panela) e formar uma bola. Verter a massa para uma tigela e deixar arrefecer. Com a massa fria, adicionar os ovos um a um, incorporando bem entre cada adição. A massa deve ficar lisa e brilhante. Não pode ficar muito mole e tem de ficar elástica o suficiente para ser capaz de manter seu formato ao ser modelada. Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e reserve. Retire a massa para um saco de pasteleiro com um bico estrelado (com 3 cm de diâmetro aproximadamente.), e no tabuleiro reservado faça círculos sobrepostos (do tamanho que desejar). Pincele com leite. Leve ao forno a 180°C cerca de 1 hora e 15 minutos ou até dourar e sentir oco ao toque. Desligue o forno e deixe arrefecer dentro do forno com a porta aberta, cerca de 10 minutos. Retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer por completo.

 

Modo de preparação do creme de pasteleiro de forma tradicional:


Com o auxilio de um processador de alimentos reduzir o açúcar a pó (ou utilizar logo açúcar em pó de compra). Adicionar as raspas dos citrinos.  Junte o ovo, a gema de ovo, o açúcar baunilhado, o leite, o licor e o amido e misture muito bem. Leve ao lume brando até engrossar. 



Montagem do Paris Brest:

Após a coroa de massa esgar cozida, deixe-a arrefecer completamente. 
Com a ajuda de uma faca serrilhada, corte-a em duas metades no sentido  horizontal.. Bata as natas com açúcar (quantidade a gosto). 
Coloque uma camada de creme de pasteleiro na metade de baixo da coroa de massa choux e por cima uma de chantilly. Por cima coloque fatias de pêssego.
Coloque por cima a outra metade da coroa de massa. Polvilhe com açúcar em pó,  decore com fios de chocolate derretido.
Finalize como quiser.








0 comentários:

Publicar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra