08/02/20

Carcaças

Não fazia estas carcaças desde 2012 e hoje decidi voltar a fazer. Ao rever o post confesso que tive que me rir, tal é a diferença nas fotografias (ver aqui). .
Aqui fica a receita.

Ingredientes:
- 200 gramas de água
- 70 gramas de leite
- 20 gramas de manteiga
- 20 gramas de fermento de padeiro frasco ou 1 saqueta de fermento de padeiro seco
- 1 pitada de açúcar
- 500 g de farinha tipo 65
 - 1 ½ colher de café de sal

Preparação na Bimby:
Colocar no copo da Bimby a água, o leite, a manteiga, o fermento e o açúcar e aquecer durante 2 minutos à temperatura 37 °C na velocidade 2. Acrescentar a farinha e o sal e amassar durante 3 minutos na velocidade Espiga. Retirar e deixar levedar num local morno até a massa dobrar de volume (eu deixei dentro do copo tapado com o meu abafador da bimby). Divida a massa em 12 partes iguais com cerca de 65 gramas cada. Moldar a gosto pãezinhos com e coloca-los num tabuleiro polvilhado com farinha. Deixar levedar meia hora bem abafadinhos (deixei em cima da mesa tapados com um pano turco e uma toalha grande turca dobrada ao meio). Pincelar com água, fazer um corte com uma faca e polvilhar com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 25 minutos.

Preparação de forma tradicional: 

Aqueça  a água, o leite, a manteiga, o fermento e o açúcar, mas sem ferver. Deite numa taça grande e junte Acrescentar a farinha e o sal e amasse muito bem.
Retirar e deixar levedar num local morno até a massa dobrar de volume (pode aquecer o forno a 50 garus, desligar e colocar o recipiente com a massa lá dentro - neste caso o mesmo não deve ser de plástico).
Divida a massa em 12 partes iguais com cerca de 65 gramas cada. Moldar a gosto pãezinhos com e coloca-los num tabuleiro polvilhado com farinha. Deixar levedar meia hora bem abafadinhos.deixei em cima da mesa tapados com um pano turco e uma toalha grande turca dobrada ao meio). Pincelar com água, fazer um corte com uma faca e polvilhar com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 25 minutos.

Nota: Receita da revista Momentos de Partilha nº 23.

2 comentários:

  1. Realmente a diferença nas fotografias é enorme, adoro o seu blog, evoluiu imenso, com receitas fantásticas! E agora que sou a orgulhosa dona de uma Bimby vou frequentar este blog ainda mais :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Telma. Obrigada pelo testemunho.
      Fico muito feliz em saber que me segue e que gosta do meu blog (muito obrigada). E também saber que me vai continuar a acompanhar é um grande orgulho.
      Parabéns pela aquisição da Bimby, que presumo ser já a TM6.
      Se tiver alguma partilha ou questão (eu tenho a TM31 e TM5) não exite em contatar através das minhas redes sociais ou mail.
      Se quiser, claro, divulge a o meu blog e página do facebook aos amigos.
      ( https://www.facebook.com/BimbExpress/?ref=bookmarks).
      Obrigada e beijinhos.
      Alexandra

      Eliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra