03/03/18

Pão com chouriço

Depois de ver tanta pessoa a fazer pão com chouriço, confesso que aguçou a minha vontade e foi a minha vez de fazer.
Fiz também uns com bacon.


 Ingredientes:

- 300 gramas de água (3 dl)
- 25 gramas de fermento de padeiro fresco ou 1 pacote de fermento de padeiro seco
-  1 colher de chá de sal
- 350 gramas farinha, tipo 65
- 150 gramas farinha de centeio

(Usei 500 gramas de farinha 65 pois não tinha de centeio)- 1 chouriço de carne cortado às rodelas ou rodelas de chourição 

Preparação Bimby:

Coloque no copo a água, o fermento, o sal e programe 1,30 minuto, temperatura 37ºC, velocidade 2.  Junte as farinhas e amasse 2 minutos na velocidade espiga . Retire e deixe descansar cerca de 10 minutos.Corte a massa em 10 partes iguais, ou faça apenas um pão. Numa superfície polvilhada com farinha estenda um pouco a massa, espalhe o chouriço e feche. Coloque num tabuleiro polvilhado, faça cortes na diagonal e deixe que dobre de volume num local morno. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 20-30 minutos e coloque um recipiente com água para manter humidade dentro do forno para que o pão fique melhor (no meu forno demorou menos tempo).



Preparação Tradicional: 

Coloque todos os ingredientes numa tigela e amasse muito bem até a massa ficar bem consistente. (com uma colher de pau ou com as mãos).
Depois de termos a massa no ponto, polvilhe com alguma farinha. Retire e deixe descansar cerca de 10 minutos.Corte a massa em 10 partes iguais, ou faça apenas um pão.
uma superfície polvilhada com farinha estenda um pouco a massa, espalhe o chouriço e feche. Coloque num tabuleiro polvilhado, faça cortes na diagonal e deixe que dobre de volume num local morno. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 20-30 minutos  e coloque um recipiente com água para manter humidade dentro do forno para que o pão fique melhor (no meu forno demorou menos tempo).


Notas: Pode substituir o fermento de padeiro fresco por fermento de padeiro seco, cerca de 5 gramas. Se usar farinha tipo 55, adicione mais 20-30 gramas de farinha.

1 comentários:

  1. Não sou apreciadora de pão com chouriço, mas, os meus filhos adoram e fazem em casa!!
    :))

    Hoje: "Poetizando... " Mar e a lua, fiéis ao nosso amor. (...Poetizando...)

    Beijos. Bom fim de semana.


    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra