13/11/17

Bolo de gila e amêndoa

Olá boa tarde.
Do meu livro "Cozinha Portuguesa - volume 3", um livro inteiramente dedicado à doçaria portuguesa, oferecido pela Editorial Presença saiu esta receita deliciosa, típica do Algarve.
 Ingredientes: 

500 gramas de açúcar granulado fino (usei 400 gramas)
- 8 ovos   
 500 gramas de amêndoa ralada sem pele NutVitae
- 500 gramas de gila (usei 350 gramas de doce de gila)
- 1 colher de sopa de farinha
- 1 colher de sopa de manteiga

Preparação Bimby:

Coloca-se no copo da bimby a amêndoa e tritura-se 10 segundos velocidade 9. A seguir colocam-se todos os ingredientes restantes, e programa-se 5 minutos, velocidade 3.
Deita-se o preparado numa forma de buraco, bem untada com margarina, forrada com papel vegetal e polvilhada com farinha. 
Vai ao forno pré aquecido a 170º C cerca de 1 hora. Se começar a ficar muito cozido por cima, coloca-se uma folha de papel de alumínio.


Preparação Tradicional:

Bate-se o açúcar com as gemas. Junta-se a amêndoa e a gila, batendo sempre. Envolvem-se as claras batidas em castelo. Por fim deita-se a farinha. Deve desfiar-se a gila e bater bem (eu usei doce de gila) para ficar bem ligada. 
Vai ao forno pré aquecido a 170º C em forma untada, forrada com papel vegetal e polvilhada de farinha cerca de 1 hora.Se começar a ficar muito cozido por cima, coloca-se uma folha de papel de alumínio.

2 comentários:

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra