25/10/16

Bolo de cenoura com chocolate

Confesso que nunca tinha ousado fazer este bolo porque achava que não ia gostar. Nem eu nem ninguém cá em casa. Pois bem, enganei-me redondamente. Fica uma delícia. Fofinho, sem ser seco, mesmo muito agradável.O maior fã foi o meu filho mais novo. 

 Ingredientes para o bolo: 
- 250 gramas de cenoura  (desta vez só meti 150 gramas)
- 4 ovos
- 110 gramas de óleo
- 320 gramas de açúcar
- 220 gramas de farinha
- 1 colher de sopa de fermento para bolos

Ingredientes para a cobertura:
- 40 gramas de margarina
- 70 gramas de açúcar
- 40 gramas de chocolate em pó
- 40 gramas de leite

Preparação da massa na Bimby:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de coroa com margarina e polvilhe com farinha. Reserve. Coloque no copo a cenoura e rale 15 segundos na velocidade 9..Adicione os ovos, o óleo e o açúcar e programe 1 minuto na velocidade 6. Adicione a farinha e o fermento e envolva 15 segundos na velocidade 3. Deite o preparado e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.
Preparação da cobertura na Bimby: 
Coloque no copo a margarina, o açúcar, o chocolate em pó e o leite e programe 8 minutos, temperatura varoma, velocidade 2. Cubra o bolo com o preparado de chocolate.


Preparação da massa de modo tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de coroa com margarina e polvilhe com farinha. Reserve. Rale a cenoura para uma tigela. Adicione os ovos e o açúcar e bata bem até obter um creme. Junte o óleo e misture cuidadosamente. Adicione a farinha e o fermento e envolva. Deite o preparado e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.
Preparação da cobertura no tacho:
Coloque num tacho anti-aderente, a margarina, o açúcar, o chocolate em pó e o leite e deixe derreter em lume brando, mexendo sempre.  Cubra o bolo com o preparado de chocolate.
NOTAS: Usei a forma pequena Kugelhof d'A Metalúrgica e decorações estrelas da Vahiné

6 comentários:

  1. Cá em casa gostamos muito, até já fiz para festas de aniversário! O teu ficou perfeito! E as fotos estão lindas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. uma combinação sempre deliciosa, e esse ficou com muito bom aspeto, ficou 5*


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. É mesmo dos meus bolos favoritos. Ficou lindo! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Estamos a adorar acompanhar a evolução do teu blogue. Não temos bimby e vamos vendo as receitas e guardando para que algum dia, com tempo, as adaptemos. Mas o facto é que se nota muito a evolução, principalmente nas fotografias. Estão a ficar mais do que perfeitas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Muito muito obrigada mesmo pelo comentário. Fico super feliz. Não sei é se já repararam mas a maior parte das receitas tem os dois modos de preparação :)
      Beijinhos.

      Eliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra