08/01/16

Risotto de camarão, cogumelos e açafrão

Boa tarde. 
Hoje para o almoço fiz um risotto de camarão com cogumelos e açafrão. Ficou delicioso mas para a próxima meto menos quantidade de arroz pois 250 gramas é exagerado para 2 pessoas. 
A receita veio daqui 


Ingredientes:

-1 colher de chá de açafrão
-1 cebola, pequena
-1 dente de alho
-100 ml de vinho branco 
-250 gramas de arroz arbóreo
-750 gramas (7,5 dl) de água quente
- 15 camarões 80/100
- 300 gramas de cogumelos Ferbar
- 6 colheres de chá de queijo parmesão ralado
- Sal qb
- 30 gramas (3 dl) de azeite

Preparação Bimby: 

Coloque a cebola o alho e o azeite e programe 5 segundos, velocidade 5. Baixe os resíduos que ficarem agarrados ao copo, junte o açafrão e programe 5 minutos, temperatura varoma, velocidade 5. Junte o vinho branco, a água, o arroz e o sal e programe 10 minutos, temperatura 100º, velocidade colher inversa.
Junte os camarões descascados e os cogumelos e passe a espátula no fundo para não agarrar. Volte a programar mais 10 minutos, temperatura 100º, velocidade colher inversa.
Vá verificando se necessita de mais líquido, já que a quantidade a utilizar é muito variável da qualidade do arroz utilizado e do gosto de cada um (se gostam do risotto mais ou menos molhadinho).
No fim do tempo incorpore o queijo parmesão ralado.
Sirva num prato fundo para manter a temperatura.



Preparação Tradicional:

Coloque num tacho anti aderente, a cebola e o alho picadinhos com o azeite. Deixe refogar em lume brando sem deixar queimar. Junte o açafrão e mexa. Junte o vinho branco, a água e o arroz e o sal e deixe cozer (mexa, muito de vez em quando com um garfo).
A meio da cozedura junte os camarões descascados e os cogumelos e deixe acabar de cozer. Vá verificando se necessita de mais líquido, já que a quantidade a utilizar é muito variável da qualidade do arroz utilizado e do gosto de cada um (se gostam do risotto mais ou menos molhadinho).
No fim do tempo incorpore o queijo parmesão ralado.
Sirva num prato fundo para manter a temperatura.



6 comentários:

  1. Ficou com uma cor linda!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto magnífico!! quanto à quantidade, a mim uma vez disseram-me que em termos de risotto deveria ser cerca de 70g por pessoa :p eu agora sigo essa regra e realmente até faz jeito... quando se trata de jantares de amigos com entradas etc etc, mas para nós os dois, meço uma caneca/chávena e pronto :D beijinho grande e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amoridoce. Essas dicas das 70 gramas e da chávena parece-me muito boa. Para a próxima vou experimentar. Obrigada. Beijinhos.

      Eliminar
  3. bela receita! deve ser óptima!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra