05/03/14

Bolo de Arroz com Whisky

Hoje trago-vos um bolo de arroz cuja receita vi no blog da Luísa Alexandra que por sua vez a viu neste cantoA receita original poderão encontrá-la no  O Livro de Ouro da Doçaria, de Noémia Ferreira Ramos .




Ingredientes:

- 6 ovos (gemas e claras separadas)
- 60 gramas de Margarina amolecida 
- 150 gramas de Açúcar
- 1 medida de tampa de Whisky
- 150 gramas de farinha de Arroz
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Preparação Bimby:

No copo da bimby deitar a margarina com o açúcar e bater 2 minutos na velocidade 4. Baixar o que ficou agarrado às paredes do copo.  Com a bimby ligada na mesma velocidade, durante 2 minutos,  ir adicionando as gemas uma a uma até que fique tudo bem ligado.
Juntar o whisky, a farinha e o fermento e misturar, 30 segundos na velocidade 5. 
Batem-se as claras em castelo bem firme e envolver bem com a ajuda da espátula (eu prefiro bater as claras com a batedeira mas podem fazê-lo na bimby e neste caso será com a "borboleta" encaixada no copo muito bem limpo e seco, 1 minuto por clara, velocidade 3 e meio, com uma pitada de sal e sem copo medida para que o ar circule e as claras subam).
Polvilhar com  de açúcar para formar uma crosta.
Levar a forno pré-aquecido a 180º C cerca de 30 minutos, fazendo o teste do palito para verificar a cozedura. Este deve sair seco.

Preparação tradicional:

Bata o açúcar com a manteiga ou margarina amolecida e misture muito bem. Adicione as gemas uma a uma, misturando bem entre cada adição.
Junte a farinha, o fermento e o whisky e ligue tudo muito bem. 
Envolva as claras batidas em castelo bem firme.
Polvilhar com  de açúcar para formar uma crosta.
Levar a forno pré-aquecido a 180º C cerca de 30 minutos, fazendo o teste do palito para verificar a cozedura. Este deve sair seco.


NOTA : Para cozer este bolo usei uma forma de torta d'A Metalúrgica; untei a forma com Fula Spray & Go e decorei o bolo com duas variedades de decorações do Multi-deco da Vahiné.







3 comentários:

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra