24/05/12

Polpa de Tomate

Hoje fiz, pela primeira vez, polpa de tomate caseira, na bimby. Dei, assim, uso a um saco de tomate congelado que tinha ali a rebolar na arca congeladora.



Ingredientes:

- 1kg de tomates pelados
- Sal q.b.
- Pimenta q.b. (usei mistura de 5 pimentas)
- 2 folhas de louro
- 1 cebola pequena
- Azeite, q.b.
- 2 colheres de chá de açúcar (para cortar a acidez do tomate)
- 1 dente de alho


Preparação:

Como usei tomate congelado, mergulhei-o em agua quente para o pelar. Fui colocando aos poucos os tomates no copo da bimby e reduzindo a puré uns segundos na velocidade 5/6/7, indo, se necessário, até à velocidade 8. Fui reservando o puré já feito. Deitei depois todo o puré reservado no copo da bimby e temperei com sal, pimenta, 2 folhas de louro (que se retiram no final).
Juntei o açúcar, a cebola, o azeite (não pesei; meti a olho) e o alho.  Programei 40 minutos, temperatura varoma, velocidade colher inversa. Findo o termpo, triturei uns segundos na velocidade 4 para desfazer a cebola e o alho.
Como depois deste tempo achei que a polpa estava um pouco líquida, substituí o copinho pelo cesto da bimby, o qual coloquei por cima da tampa do copo para evitar salpicos, e programei mais 10 minutos, temperatura varoma, velocidade 1.
Depois, deitei em frascos esterilizados e voltei-os de cabeça para baixo até arrefecer para criar vácuo.
Pode guardar-se na dispensa até utilizar, e depois de aberto guardar no frigorífico.


4 comentários:

  1. Que boa ideia :) já vou ter de experimentar :) thkx

    ResponderEliminar
  2. olá, gostei da ideia pq estou mesmo a precisar, mas ponho os francos de pernas para baixo já com tampa e como é que isso faz vaco, não percebi, desculpa.

    ResponderEliminar
  3. Olá Rute. Não há problema nenhum e não tens que pedir desculpa.
    estou cá para ajudar. Sim, metes os frascos já com a tampa para baixo - atenção que os frascos devem vedar bem senão quando os virares entornam.
    Fazes isso enquanto estão quentes e ganham vácuo. Quando abrires depois vais ver que fazem aquele "POP" característico de quando abres um frasco pela primeira vez. Como ele ganha vácuo eu não sei explicar mas suponho que tenha a ver com a temperatura do conteúdo e o ar que ganha. Beijinhos

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra