13/04/19

Bolo Zebra

Esta receita vem do portal espanhol Cookidoo.
Houve algo nesta receita que me chamou particularmente a atenção - ouso de água gaseificada. Confesso que fiquei um pouco relutante mas avancei e posso garantir que o resultado é muito bom. Fica um bolo muito fofinho. Para mim só tem o contra de ser pouco doce, mas para uma próxima vez aumento a quantidade de açúcar.  


Ingredientes: 

- 4 - 5 ovos (280 gramas)
- 150 gramas de açúcar
- 1 colher de açúcar baunilhado
- 400 gramas de farinha tipo 55
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de fermento para  bolos
- 250 gramas de água  com gás
- 2 colheres de  cacau em pó

Preparação na Bimby: 

Pré-aqueça o forno a 150°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de fundo amovível com aproximadamente 24 cm de diâmetro e reserve.Coloque no copo o açúcar e os ovos e bata 1 minuto na velocidade 4. Junte o açúcar baunilhado, a farinha, o sal, o fermento e a água  com gás. Misture 1 minuto na velocidade 4 Retire metade da massa para um saco de pasteleiro e reserve (opcional usar o saco de pasteleiro). Adicione o cacau à massa que ficou no copo e misture 15 segundos na velocidade 4. . Retire para outro saco de pasteleiro (opcional usar).
No centro da forma deite uma porção da massa de baunilha e no centro desta uma porção da massa de cacau. Repita até terminarem as massas. Leve ao forno a 150°C cerca de 50 minutos (vá verificando a cozedura mas nunca abra o forno antes dos 25 minutos). Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede antes de servir.



Preparação de forma tradicional:
Pré-aqueça o forno a 150°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de fundo amovível com aproximadamente 24 cm de diâmetro e reserve. Bata muito bem os ovos com o açúcar. Junte o açúcar baunilhado, a farinha, o sal, o fermento e a água com gás. Misture tudo muito bem. Retire metade da massa para um saco de pasteleiro e reserve (opcional usar o saco de pasteleiro).Adicione o cacau à massa que dobrou e misture novamente.  Retire para outro saco de pasteleiro (opcional usar). No centro da forma deite uma porção da massa de baunilha e no centro desta uma porção da massa de cacau. Repita até terminarem as massas. Leve ao forno a 150°C cerca de 50 minutos (vá verificando a cozedura mas nunca abra o forno antes dos 25 minutos). Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede antes de servir.

3 comentários:

  1. Qual a quantidade de óleo? Obrigada pela partilha e parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Olá boa noite. Obrigada Rosima, Pergunta muito bem colocada porque foi um erro O português leva óleo mas este espanhol não, Fui eu que acrescentei na preparação este ingrediente sem ele estar na receita.
    Link da receita original: https://cookidoo.es/recipes/recipe/es-ES/r42860
    Beijinhos e peço desculpa pelo lapso.

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra