16/03/18

Chiffon de laranja e coco na Varoma

Pois é, dizem que o fruto proibido é o mais apetecido.O facto é que estou temporariamente sem forno, e não é que me apetece tanto um bolo?? 
Não seja por isso, e como quem não tem cão caça com gato, neste caso eu vou caçar com a varoma. Pela primeira vez vou-me aventurar a cozer um bolo desta forma. Vamos lá a ver o resultado. A receita fui buscar AQUIVer as notas no final da receita antes de iniciar a aventura (como estava completamente à nora andei a investigar). 

 Ingredientes: 


- 250 gramas de açúcar
- 6 ovos
- 1 pitada de sal
- 200 gramas de óleo (uso sempre de girassol para os bolos)
- Sumo e raspas de 2 laranjas
- 220 gramas de farinha com fermento
-30 gramas de coco + qb para polvilhar
- 1 colher de chá de fermento em para bolos


Preparação Bimby: 

Insira a borboletaColoque no copo as claras e a pitada de sal e bata 6 minutos, velocidade 3.5. Retire e reserve. Coloque a casca da laranja no copo e pulverize 5 segundos na velocidade 8. 
Insira novamente a borboleta. Coloque no copo as gemas, o óleo,o açúcar e o sumo e a as raspas das laranjas e bata 7 minutos, temperatura 37º C, velocidade 3. 
Adicione a farinha, o coco e o fermento e envolva 20 segundos na velocidade 3. 
Retire a borboleta, e envolva delicadamente a massa com as claras. Deite numa forma previamente untada com óleo e farinha e coloque na varoma (usei a forma própria da Bimby, mas se não  tiver  use uma com as seguintes medidas máximas: para a TM31 - 19 cm (base) por 20 cm (topo) por 8 cm (altura) ; para a TM5 - 19 cm (base) por 23 cm (topo) por 8,5 cm (altura) ).
Bater a forma com a massa na bancada umas 3 vezes para sair o ar. 
No copo limpo coloque 1000 gramas de agua coloque a tampa e a varoma com a forma já com a massa, cubra com uma folha de papel de alumínio ,para que o vapor não molhe o bolo, tape com a tampa da varoma e programe 50 minutos, temperatura varoma, velocidade 2.
Destapar a varoma, no sentido contrário ao da sua cara, retirar a forma com cuidado e, com a ajuda de umas pegas ou pano pois estará quente, bater numa superfície para soltar o bolo da forma. Deixar arrefecer um pouco antes de desenformar, 




Notas: Para cozer os bolos na varoma deverá fazê-lo em formas que caibam lá dentro, ou se não tiver nenhuma que caiba, pode optar por fazer em formas descartáveis. Deverá  utilizar sempre a tampa da varoma! Colocar uns palitos (2 a 3) no fundo da Varoma para o vapor circular.
Colocar em cima da forma, com a massa, uma folha de papel alumínio para que o vapor não molhe o bolo, e fechar com a tampa da Varoma.
Caso não tenha forma que possa ter a tampa devido a ser muito alta, feche a Varoma com papel aluninio e faça 2 a 3 furos para o vapor circular.
Tamanho MÁXIMO da forma a usar para garantir o fecho da varoma com a tampa: 
  • TM31 - 19 cm (base) por 20 cm (topo) por 8 cm (altura) ; 
  • TM5 - 19 cm (base) por 23 cm (topo) por 8,5 cm (altura)

4 comentários:

  1. Que aspecto mais fofinho uma vontade enorme de o fazer.
    Esta decidido vou fazer.
    Obrigado pela partilha.
    Beijo, bom fim de semana.
    Elsa
    Flor de Rosmaninho
    https://flor-de-rosmaninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Humm delicia de aspecto!! Amei :)!!

    Beijos e bom Sábado

    ResponderEliminar
  3. Está a cozer... Mas se ficar tão bom como o seu está de aspecto, vai ser uma delícia.

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra