22/01/18

Húngaros

Esta receita faz parte do livro "uma pastelaria em casa" da Rita nascimento.
O meu filho mais novo adora estas bolachas e eu fui experimentar fazer (ver Notas) . Não meti recheio pois ele não gosta.


Ingredientes para a massa: 


- 3 gemas cozidas
- 75 gr açúcar em pó
- 100 gr manteiga (margarina não é manteiga)
- 150 gr farinha (tipo 55, sem fermento)
- 50 gr amido de milho

Ingredientes para a cobertura e recheio:


- 80 gr chocolate meio-amargo
-10 gr óleo coco (facultativo)
- Compota/marmelada/geleia a gosto

Preparação tradicional: 


Bater a manteiga amolecida com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Passar as gemas por um passador para ficarem bem raladas e bater para incorporar. Juntar a farinha e o amido de milho e bater mais um pouco. A massa fica granulosa e a melhor maneira de a juntar (se estiver a fazer com uma batedeira de mão) é apertando com as mãos até formar uma bola.
Leve ao frigorífico cerca de 20 minutos e após este tempo estique com um rolo da massa e um pouco de farinha para não pegar. Corte com cortadores e coloque numa forma forrada com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC e coza só até quererem começar a dourar, cerca de 7-8 minutos. Deixe arrefecer.
Derreta o chocolate juntamente com o óleo de coco no microondas ou em banho-maria. Use a compota para rechear algumas ou todas as bolachas se quiser.
Mergulhe-as até metade no chocolate, raspe na borda do recipiente para  retirar o excesso e coloque numa superfície com papel vegetal até o chocolate secar (pode levar ao frigorífico para apressar este passo).




    Preparação da massa na Bimby: 
    Coloque no copo o açúcar e pulverize 10 segundos na velocidade 10Reserve.
    Coloque no copo a água, forre o fundo do cesto com papel vegetal e coloque as gemas. Programe 15 minutos, temperatura 100º C, velocidade colher.  Deite fora a água.
    No copo limpo coloque manteiga e aqueça 3 minutos, temperatura 37ª C, velocidade 1. Adicione as gemas, a essência de baunilha, o açúcar reservado e o amido de milho e programe 15 segundos na velocidade 5.
    Junte a farinha e amasse 2 minutos na velocidade espiga (a massa fica tipo areia).
    Leve ao frigorífico cerca de 20 minutos e após este tempo estique com um rolo da massa e um pouco de farinha para não pegar. Corte com cortadores e coloque numa forma forrada com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C e coza só até quererem começar a dourar, cerca de 7-8 minutos. Deixe arrefecer..
    Mergulhe-as até metade no chocolate, raspe na borda do recipiente para  retirar o excesso e coloque numa superfície com papel vegetal até o chocolate secar (pode levar ao frigorífico para apressar este passo).

Preparação da cobertura na Bimby: 

Passados cerca de 15 minutos insira no copo limpo o chocolate e dê uns golpes de turbo.
Adicione os restantes ingredientes e derreta 5 minutos, temperatura 60º C, velocidade 1. 






Notas: Esta massa fica granulada e por isso é muito difícil (a menos que eu tenha feito algo mal) de moldar com o rolo, tendo que se usar as mão para ajudar. Faz 20 bolachas grandes ou 30 pequenas.

5 comentários:

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra