18/12/13

Leite Creme de Ponte de Lima

Olá.
No outro dia apeteceu-me fazer leite creme. Mas, não me apetecia a receita de sempre que nunca falha e é deliciosa e por isso resolvi ir procurar outra. Encontrei  esta de leite creme de Ponte de Lima que me pareceu bastante boa, embora tenha logo achado que algo não batia certo : a quantidade de farinha para a quantidade de leite era muito pouca.
E só vos digo uma coisa: meus ricos 9 ovos. Não me enganei mesmo....
Mas enfim, com os erros é que se aprende. Fiquei com uma quantidade exorbitante de um leite creme (de creme não tinha nada) que se bebia à palhinha.
Resolvi, ainda assim, e depois,  juntar mais umas 10 gramas de farinha, mas, a desgraça continuou.
A mistura sabia demasiado a farinha e era extremamente doce.
O que faço, pensei eu? Vou deitar fora? Não, olha, vou tentar fazer uma tarte, pois afinal de contas só perco mais uma base de massa folhada.
DESASTRE COMPLETO. O Leite creme não solidificou e o resultado foi uma porcaria de uma tarte que se comia à colher e a muito custo, de tão doce que era (apesar de a ter polvilhado com canela).
Aprendi uma lição : nunca faças receitas das quais desconfias.
Ah, resta dizer que eu fiz a receita cna bimby pois as quantidades eram semelhantes às da receita que faço sempre. Aumentei ligeiramente o tempo de confeção mas não creio que tenha sido por causa disso que a receita não resultou.

Ingredientes:

- 1 litro de leite
- 300g de açúcar
- 9 gemas
- 20g de farinha
- açúcar baunilhado
 -açúcar para queimar

Preparação Tradicional:

Numa porção de leite (tirada do leite) desfaz-se a farinha, mistura-se o restante leite e o açúcar e leva-se ao lume,  mexendo sempre. Quando estiver grosso e a farinha cozida, tira-se do lume e deixa-se amornar. Junta-se as gemas batidas e o açúcar baunilhado e volta ao lume mexendo sempre até cozer as gemas. Deita-se numa travessa e deixa-se arrefecer. Põem-se montinhos de açúcar que se queimam com um ferro em brasa.
 
Preparação Bimby:
 
No copo da bimby deite todos os ingredientes e misture 15 segundos na velocidade 3. Programe 15 minutos, temperatura 90º C, velocidade 2 (note-se que a receita bimby que leva menos açúcar e menos 3 gemas, leva 12 minutos a fazer).
Como no fim estava ainda demasiado liquido, programei mais 10 minutos à mesma temperatura e velocidade e depois, porque ainda estava na mesma desisti.
 
Foi então que me lembrei da opção da tarte e mesmo assim sobrou-me tanto líquido que ainda o tentei engrossar ao lume, com mais quantidade de maizena dissolvida num poouco de leite. Engrossou, é certo, mas estava tão enfarinhado e doce que era intragável.
 
Infelizmente não sei onde guardei a fotografia do "Leite Creme" mas se ainda a encontar´venho aqui deixá-la.
 
 
 
 
PS - Se houver por aqui alguma visita de Ponte de Lima, agradecia que me explicasse o que se passa com esta receita. Onde errei, por favor,. Obrigada.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra