24/09/12

Mil Folhas

Olá. Assim que vi esta receita neste blog , fiquei logo a babar. Lembrei-me, ainda com mais intensidade da minha avózita materna - o meu Anjo da Guarda - que adorava este bolo.
Por isso, resolvi fazê-lo para levar para sobremesa do jantar habitual de Sábado em casa da minha mãe, onde se juntam os que ainda estão por cá - porque infelizmente dois membros  já não estão entre nós - a avó e o meu tio-avô.
O resultado foi DIVINAL e acho que aprovado por todos.
Obrigada Sandra Martins.


Ingredientes:

- 2 bases de massa folhada rectangulares

- 400 gramasde leite meio gordo

- 160 gramas de açúcar

- 3 ovos + 1 gema (a clara é usada na decoração)

- 50 gramas de farinha Maisena

- 2 colheres de chá de aroma de baunilha

- 20 gr. de manteiga

Para a decoração:

-  1 clara;

- + -200 gramas de açúcar em pó, feito na Bimby;

 - 2 colheres de chá de chocolate em pó

 - 2 colheres de chá de água

Preparação:

Pré- aquecer o forno a 180°C.

Cortar as massas folhadas, cortar ao meio, no sentido do maior comprimento e deixar de cima  do papel vegetal que vem com a massa. Colocar em cima do tabuleiro do forno (garanta que a massa fica direita). Proceda na mesma forma para a outra massa folhada. As massas podem ir todas ao forno ao mesmo tempo, em 2 tabuleiros.
Levar ao forno durante 12 a 15 minutos, até ficarem loiras.

Colocar no copo da Bimby, o leite, o açúcar, os ovos e a gema, a maisena, a baunilha e a manteiga programar 6 minutos, velocidade 4, temperatura 100º C. Depois de pronto, retirar para um recipiente e deixar arrefecer alguns minutos.

Para a decoração, coloque a clara num recipiente, e bata com ajuda de um garfo. Quando começar a ficar esbranquiçada, vá adicionando o açúcar em pó progressivamente, sem parar de mexer com o garfo e até obter a consistência desejada.  Reserve.

Para fazer as riscas, retire para um recipiente pequeno, 1 colher de sopa desse creme branco e junte o chocolate em pó e a água, misture bem. Coloque num saco pasteleiro com bico simples. Reserve.


Para construir o mil folhas, coloque por camadas a massa folhada e virada ao contrário para que fique com a parte mais lisa voltada para cima. Barre com 1/3 do creme de pasteleiro. Em seguida, coloque a outra metade por cima, e proceda da mesma forma. Repita.

Coloque a última camada de massa folhada, barre as laterais com o creme que restar.

Decore cuidadosamente com o creme branco  que deverá cobrir toda a superfície da massa folhada, com ajuda de uma espátula,. De seguida com o creme de chocolate, faça riscas no sentido do maior comprimento. Por fim, com ajuda de um palito, arraste-o levemente por cima da massa, no sentido no menor comprimento, uma vez para um lado, outra vez para o outro. O que lhe dará a sua configuração habitual. Coloque no frigorífico até servir.
 
NOTA: Pode fazer-se um bolo inteiro ou vários individuais.


4 comentários:

  1. É mesmo uma maravilha! Já experimentei e adorei! Durou foi pouco tempo. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que querida que é Alexandra! Muito obrigada pela referencia!

    Ainda bem que todos gostaram! Aqui por casa tb vou fazer mais vezes!

    Beijinhos :))

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra. :)
    Claro que não podia de deixar de referir a fonte do delicioso mil folhas. Afinal não me apodero de receitas de outras pessoas, dizendo que são minhas.
    Obrigada eu. BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  4. Ai que mil folhas super delicioso,.....que tentação,...
    Beijinhos
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra