21/08/11

Angel Cake

Este bolo tem uma história, segundo conta a minha mãe e da qual eu já não me lembrava. Parece que eu o comi nalgum lado e depois não descansei enquanto não se descobriu como era feito. O seu ingrediente secreto é o cremor tártaro. Mas.... naquela altura onde é que se ia arranjar este bendito ingrediente?? Finalmente a minha mãe soube que era nas farmácias e durante uma temporada lá tinha ela que o ir comprar  porque eu estava sempre a pedir para me fazer o bolo. Hoje em dia já se consegue encontrar o cremor à venda na casa dos bolos.

É um bolo que fica muito branquinho e fofinho e o meu marido, que provou há pouco tempo, já o apelidou de bolo pão de forma. Eh Eh.
Ainda não o fiz na Bimby mas aqui fica a receita já adaptada.


Ingredientes:

- 12 claras
. 350 gramas de açúcar
- 150 gramas de farinha
- 8 gramas de cremor tártaro
- 1 colher de chá de fermento

Preparação:

Colocar a borboleta na lâmina e deitar as claras no copo da bimby (partir cada ovo separadamente para verificar se estão bons para consumir, e separar a gema da clara). A regra é o copo e a borboleta da Bimby estarem bem limpos e secos, ou seja, sem qualquer vestígio de gordura. Caso contrário, as claras não crescem. Enquanto as claras estão a bater no copo com a borboleta, deve retirar o copo medida para que entre ar. É exactamente esse ar que permite que as claras cresçam (http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/truques-e-dicas/2488/montar-claras-em-castelo.html) e 1 minuto  por cada clara, temperatura 37º C, velocidade 3 e meio. Coloque também uma pitada de sal.
Mistura-se muito suavemente a farinha, o açúcar, o cremor e o fermento, apenas com a ajuda da espátula.
Vai ao forno em forma molhada e untada a 170º C até ver que está cozido (fazendo o teste do palito).
Deixa-se arrefecer de cabeça para baixo.
Depois deita-se por cima ovos moles (opcional).

 

2 comentários:

  1. realmente parece um bolo vindo dos anjos,parece uma nuvem, deve ser bem fofo como dizes,e com o contraste dos ovos moles,entao esta de crescer agua na boca.

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula
    Obrigada pelo comentário. Faz que não te vais arrepender.
    Bjocas

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra