20/03/11

TRUQUES DA BIMBY

Deixo-vos aqui alguns truques que fui recolhendo aqui e ali.


APROVEITE TODAS AS VANTAGENS DA BIMBY



EQUIVALÊNCIAS

– O copo transparente da Bimby, raso de liquidos leva 100 gramas.

– O copo transparente da Bimby, raso de açúcar leva 100 gramas.

– O copo transparente da Bimby, raso de farinha leva 60 gramas.

– O copo transparente da Bimby, raso de maizena leva 50 gramas.

– O copo transparente da Bimby, raso de pão ralado leva 40 gramas.

– O copo transparente da Bimby, raso de queijo ralado leva 50 gramas.

– O copo transparente da Bimby, raso de arroz leva 100 gramas.

– O copo transparente da Bimby, raso de leite em pó leva entre 45 a 50 gramas.



VELOCIDADES


- Velocidade 5 = Faca

- Velocidade 6 = Batedeira ( para bater todos os bolos que não precisem de levedar - Esta foi-me dita no curso de cozinha). Nunca uso esta velocidade para bater bolos. Utilizo sempre a vel. 5.

- Velocidade 6 =  Passe-Vite

- Velocidade 7 = Varinha Mágica (semelhante ao passe-vite)

- Velocidade 8 = Picadora

- Velocidades 9 = Para Pulverizar (reduzir a pó)

TEMPERATURAS


- 50º = Banho Maria

- 37 º = Temperatura do nosso corpo (Sempre que bater massas de bolos, utilize esta  temperatura)


 SUBSTITUTOS

- O Limão é um activador de sabor. Utilize-o sempre que fizer gelados, compotas (opcional) e sumos.

- O Limão tem como principal função ser um conservante natural, uma vez que em casa não usamos os maléficos "ES" (isto foi-me ensinado por uma amiga)


- Utilize Gelo em vez de água para fazer os Néctares (1 minuto na vel. 9). Só depois adicione água a gosto (uns segundos na vel. 5)

GELADOS

- Primeiro pulverize 200 g de açúcar. De seguida coloque limão e depois a fruta congelada. Triture  na velocidade 5. Junte o leite evaporado congelado em doses (por exemplo nas cuvetes do gelo ou em copinhos plásticos). Misture durante 2 minutos ajudando SEMPRE com a espátula (MUITO IMPORTANTE) para que a mistura fique mais homogénea

- Pode fazer os gelados com leite condensado (sem juntar o açúcar) e fruta. .


OUTROS

- Sempre que uma receita leve farinha e algum liquido, coloque primeiro o liquido e só depois a farinha (para não formar grumos).

- Pode Pulverizar grão ou feijão seco para fazer óptimas sopas destes ingredientes. Primeiro colocar no copo os outros ingredientes pretendidos e só depois o pó de feijão ou de grão.

- Em vez de fritar os SONHOS, opte por fazê-los no Forno.

- Para fazer o FUMET DE CAMARÃO junte 250g de cascas e cabeças de camarão e 500 g de água. Programe 5 m, vel. 4, temp. 100º.

- Pode fazer o fumet com água, vinho ou leite, consoante o gosto pessoal de cada um ou conforme a receita (ex: VINHO para adultos e sopa de peixe; LEITE para rissóis) - Esta dica também me foi dada por uma amiga.

- Para que a massa “Choux” saia perfeita, deve arrefecer antes de juntar os ovos inteiros.

- A massa "Choux" deve ser disposta em espiral para que o profiterole cresça. Também se podem fazer bolos grandes (fazer um "S" apertado em que a massa fique junta em cada linha do "S"). Com esta massa podem fazer-se éclaires e duchaises por exemplo. ( mais uma dica fornecida por uma amiga).
- Sempre que fizer doces que levem folhas ou pó de gelatina, no fim de a derreter e antes de a deitar aos preparados, arrefeça-a um pouco, juntando-lhe uma colher do doce que vai fazer.

- Para bater natas e obter bons resultados, é indispensável que o copo esteja limpo e seco, que as natas estejam frescas e que tenham gordura (As natas “light” e as de soja não sobem).

- A ”borboleta” apenas pode usar-se até à velocidade 3.5 (na 4 pode estragar-se).

- Para fazer Manteiga utilize 2 pacotes de natas, com um mínimo de 30% de gordura e bem frias,  e bata na velocidade 9 durante 2 minutos. Pode aromatizar a manteiga com um ingrediente à escolha, adicionando-o nos últimos 30 segundos. Deite a manteiga no cesto da Bimby e lave-a bem  em água muito fria corrente (para não rançar) até que esta água saia limpa. Deite-a sobre papel absorvente e seque bem. Tempere com sal q.b.. Enrole em película aderente e faça um “rebuçado”.

- Coloque um pouco de azeite no copo da Bimby sempre que picar legumes (ou outro ingrediente como fiambre, bacon, etc) para que estes não fiquem colados às paredes do copo.

- Para fazer o arroz malandrinho utilize a regra “3 de água para 1 de arroz” (ATENÇÃO à receita do livro base que está errada).

- Para fazer bem a maionese, deitar a gordura escolhida na tampa da Bimby, com o copinho colocado, que ela vai descendo na velocidade adequada através das saliências do copinho. Apenas passar da vel. 7 à 9 quando se faz maionnaise aromatizada, e só nos últimos segundos, para picar o ingrediente escolhido.
 Se a maionese deslaçar, retirá-la para outro recipiente, deitar 2 ovos inteiros no copo da Bimby e deitar pela tampa a maionese deslaçada. Quanto maior a quantidade de gordura maior é a consistência.

- Tirar sempre o “olho” do dente de alho, para que este não deixe um sabor desagradável.

- Para cozer ovos  COM CASCA na “Varoma”, embrulhá-los em película aderente para que eles não rebentem. E para os cozer sem casca fazer um saquinho de película aderente e colocar o ovo lá dentro, enrolando bem para que não saia.

 - Para que o puré de batata saia bem (uma vez que depende muito da qualidade da batata), após a batata estar cozida, retirar um pouco de líquido da cozedura antes de reduzir a puré, e acrescentá-lo apenas se necessário (para que o puré não fique muito liquido).

- Ao cozer esparguete na Bimby, fica sempre algum enrolado nas lâminas.  Para o  soltar, virar o copo ao contrário e rodar o apoio preto das lâminas no sentido inverso que a massa solta-se.

- Em vez de saquetas de Fermipan, que têm um gosto muito activo, utilize os cubinhos de fermento de padeiro que se vendem nos bons hipermercados.

- Para substituir a manga ou saco pasteleiro, utilize 2 sacos de congelação um dentro do outro. Coloque o que pretende lá dentro e corte a ponta do “cone” formado.

- Picar sempre na velocidade 5 e começar sempre pelo ingrediente mais claro, para não tingir.

- Para afiar as lâminas basta bater gelo na vel turbo

- Quando fizer massas que precisem levedar, deixe-as primeiro dentro do copo da bimby até ao copo transparente começar a querer saltar. Depois retire a massa do copo, dê a forma que quer e deixe dobrar de volume dentro do forno aquecido e desligado. ESTA DICA FOI-ME ENSINADA PELA MINHA IRMÃ E RESULTA MESMO!!!!!!!!!!!!!!!!

24 comentários:

  1. Olá,

    para massas que levem fermento eu tambem ligo a temparatura 37°. Junto a agua com o fermento e ponho os 37°. Espero até aquecer, depois ponho o resto dos ingredientes, a temparatura deixo ligada até que a massa esteja leveda.....

    ResponderEliminar
  2. Olá! Óptimas dicas mas queria só rectificar aqui algumas coisas importantes.
    -A borboleta funciona na velocidade máxima 4. Só depois disso é que é desaconselhado.
    -Afiar laminas com o gelo é um mito :) As laminas são simplesmente boas!
    -Quando quiser retirar os esparguete essa será uma boa opção mas é importantíssimo lembrar que a base das laminas de baixo do copo está quem e queima as mão. devem ser rodadas com uma pega.

    Continuação de bom trabalho com o blog!
    Boas receitas,
    Margarida

    ResponderEliminar
  3. Olá boa noite. Obrigada pelo comentário e pela a ajuda.
    Contudo atrevi-me a mencioanr esta velocidade máxima da borboleta pois já tive a má experiência de a utilizar na 4 e ficar a comer bacalhau com bocadinhos de Borboleta (na receita dizia mesmo p usar a borboleta na velocidade 4).
    A do gelo foi-me ensinada no curso (n sei se bem ou mal) e a de retirar o esparguete assim, tb foi no curso e n me disseram nada do perigo de queimar.
    OBRIGADA ENTÃO PELA AJUDA E ESPERO QUE GOSTE DO BLOG.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  4. Como se consegue retirar a massa do copo para levedar? Qdi acabei a massa para o pao sem codea tive mta dificuldade em retirar do copo ainda quente...

    ResponderEliminar
  5. Olá Nuno. Obrigada pela visita.
    Pessoalmente eu faço assim, ou não a tiro do copo e abafo bem com uma capa forrada com tecido de edredão própria ou com uma manta bem quente; ou a tiro para uma taça, abafo e levo ao forno aquecido a 50º e desligado.
    espero ter ajudado.
    E para a tirar, viro o copo para baixo, tiro a base e depois cai a massa quase toda. A que não cai, sai com a ajuda da espátula ou de um rapa. Da lãmina retiro tb comn a ajuda da espátula ou então volto a encaixar a base e lãmina no copo. Meto no corpo da bimby e dou uns toque de turbo (com a tampa metida claro) para soltar os restos da massa.
    Espero ter ajudado.
    Alexandra

    ResponderEliminar
  6. Sim a ajuda foi mto util. Mas qdo se retira a base cai a lamina também. Nao se amassa a massa pa ficar mais enroladinha?
    E despega a massa toda do copo sem fazer mais nada?
    Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
  7. Olá bom dia. Quando se tira a base a lãmina cai - quando não cai logo basta dar um ligeiro empurrão na base preta da lãmina. Não costumo amassar a massa. Mas será uma questão de opção - amassando um pouco com a mão, no fim dela levedar, vai tirar o excesso de ar que ela possa conter.
    Se a massa for mais líquida terá mais dificuldade em retirá-la toda do copo sim, mas se ela for mais seca não haverá problema. Se me quiser dar algum exemplo de massas em que verifique esse problema terei todo gosto em tentar ajudar. No blog tem o meu mail de contacto que pode utilizar à vontade
    Cumprimentos e um excelente dia.
    Alex

    ResponderEliminar
  8. boa noite. tenho muitas duvidas ainda, mas não sei se me podem ajudar, existem muitas receitas de frango, mas como tenho a sorte de ter galinha caseira, a carne é muito difícil de cozinhar, fazia sempre na panela de pressão. Como posso fazer para substituir o frango pela galinha.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Rute e antes de mais nada obrigada pela visita. É assim, por norma o frango, por experiência, tem tendência a ficar mais desfeito do que deve. Existe um truque para isso mas tenho que ver onde o tenho pois não me lembro. Confesso que nunca fiz galinha caseira na bimby mas penso - não tenho a certeza - que se utilizar o mesmo tempo, ou mais 2 ou 3 minutinhos, ela ficará boa. Depois, se vir que ainda está dura é questão de ir programando mais tempo. mas eu vou tentar certificar-me e volto para lhe dizer ok?
    Obrigada
    Alexandra

    ResponderEliminar
  10. Olá Rute Lopes, tal como prometi perguntei a quem sabe bem e o que me responderam foi isto: Olá Alexandra Abrantes,

    Para evitar que o frango se desfaça, poderá optar por pôr a borboleta e programar na velocidade colher o tempo que achar necessário.

    É difícil sabermos exactamente os tempos de cozedura de galinha caseira, pois depende muito do tamanho. O que recomendamos é que vá mexendo, caso não opte por usar a borboleta durante a cozedura e vá ajustando o tempo conforme ache necessário.

    Esperamos ter ajudado,
    Equipa Bimby

    Espero que ajude. beijinhos

    ResponderEliminar
  11. obrigada pelas respostas, ajudou muito. se colocar mais tempo acham que terei de colocar mais água como se faz na panela normal?
    outra questão: na receita do tiramisú, há uma parte que diz " tire a temperatura e programe mais minutos" fui ao livro de instruções e não descobri como se tira a temperatura, pois a luz da temperatura continuou acesa. não soube resolver. obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Olá novamente. Sim, coloca um pouco mais de água - cuidado com a capacidade máxima da bimby - 2 litros.
    Tirar a temperatura - eu tenho que desligar sempre a bimby mas assim que souber já cá volto a dizer pois também quero saber :D
    Visita-me em https://www.facebook.com/pages/Bimbexpress/263455983759371?fref=ts

    ResponderEliminar
  13. Olá novamente. Sim, coloca um pouco mais de água - cuidado com a capacidade máxima da bimby - 2 litros.
    Tirar a temperatura - eu tenho que desligar sempre a bimby mas assim que souber já cá volto a dizer pois também quero saber :D
    Visita-me em https://www.facebook.com/pages/Bimbexpress/263455983759371?fref=ts

    ResponderEliminar
  14. Olá novamente, segundo o que apurei
    A Bimby arrefece por ela própria não existe nenhuma botão que desligue a temperatura.
    Por isso, só mesmo desligando e tornando a ligar.

    ResponderEliminar
  15. obrigada. foi isso que achei, mas achei estranho na receita mandar retirar a temperatura.Entretanto já tenho usado imenso a minha bimby. acho este blog muito interessante. parabens.

    ResponderEliminar
  16. Olá Rute boa noite.
    Obrigada pelo elogio
    Já se juntou aos seguidores oficiais? :D
    Bjocas

    ResponderEliminar
  17. Olá bom dia,
    Sobejou-me muita massa penne com chouriço e fiambre. Queria aquecer para uma segunda refeição . Como faço? Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Olá boa tarde carmo gago. Não sei se vou a tempo mas faça um molho de natas temperado com pimenta e sal, misture um bocadinho de queijo (opcional) e envolva na massa. Leve a gratinar com queijo por cima.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  19. Olá boa tarde. Gostaria de pulverizar feijão seco para usar posteriormente. Qual é a melhor forma de conservar a farinha de feijão e qd tempo dura? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Almeida. Não lhe sei dizer ao certo a duração. O feijão Seco guardo no congelador - não congela - ou na gaveta dos legumes no frigorífico. Colocar folhas de louro na caixa da farinha previne que ganhe insectos. Veja este video pois pode ser que ajude. http://gnt.globo.com/casa-e-decoracao/materias/dicas-de-como-armazenar-feijao-sal-farinha-de-trigo-e-acucar.htm

      Obrigada pela visita e beijinhos

      Eliminar
  20. Olá boa tarde. Gostaria de pulverizar feijão seco para usar posteriormente. Qual é a melhor forma de conservar a farinha de feijão e qd tempo dura? Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Olá, bom dia. Gostaria de saber se na confecção de um bolo simples, tipo bolo de iogurte ou de limão se se pode substituir a farinha de trigo por farinha de milho e, se sim, se as quantidades são as mesmas. Tenho alguém alérgico ao glúten em casa! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá carmo gago. Antes de mais obrigada pela visita.
      Quanto à farinha de Milho é muito grossa para bolos, mas é boa para panquecas e pão de milho. As mais indicadas para bolos são Amido de Batata - uma farinha que é um pó branco e fino. É popular para bolos e receitas mais delicadas. E a Farinha de Arroz -
      As farinhas de arroz são um ingrediente chave na maioria das receitas sem glúten. Farinha de arroz branco é uma farinha de sabor suave, que funciona bem com a maioria dos sabores, e sua textura leve a torna boa para bolos e receitas delicadas.
      Pode consultar aqui:http://www.mundoboaforma.com.br/dicas-de-tipos-de-farinha-sem-gluten-para-cozinhar/.
      Para as equivalências,como eu não sabia, pesquisei e encontrei este site:http://glutenfreegourmetsp.blogspot.pt/2013/09/como-substituir-farinha-de-trigo-nas.html

      Espero que ajude.
      Beijinhos

      Alexandra

      Eliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra