19/02/20

Sopa de feijão manteiga com arroz

Esta receita foi inspirada na sopa de 2 feijões que se encontra no portal Cookidoo. Mas... acabei por ter que arranjar outra solução pois, já tarde é que me apercebi que afinal o outro feijão necessário era o feijão verde, e não o branco como eu, vá-se lá saber porquê, pensei. 
Ups, não faz mal, remediou-se bem o caso. 
Vamos lá então à receita como eu a fiz.

Ingredientes:

- 180 gramas de cebola cortada em pedaços
- 115 gramas de cenoura cortada em pedaços
- 50 gramas de azeite
- 800 gramas de água
- 400 gramas de feijão manteiga cozido escorrido
- 1 colher de chá de sal
- 100 gramas de arroz (um pouco a olho a quantidade)** (aqui é que entravam as 200 g feijão-verde cortado em pedaços)

** Por acaso estava a fazer arroz de manteiga para o jantar e aproveitei desse. Caso contrário pode sempre fazer de propósito.

Preparação na Bimby:

Coloque no copo a cebola, a cenoura e o azeite, pique 5 segundos na velocidade 5 e refogue 7 minutos, temperatura 100°C, velocidade 1.
Adicione a água, o feijão e o sal. 
(se utilizar o feijão verde, coloque-o na Varoma  cozinhe 25 minutos, temperatura varoma, velocidade 2. Retire e reserve a Varoma). Senão, feche o copo da bimby e programe 25 minutos, temperatura varoma, velocidade 2. 
Coloque o copo medida e triture 1 minuto e 30 segundos na velocidade 5-7, aumentando progressivamente a velocidade.
Se optar pelo feijão-verde, adicione-o à sopa  e cozinhe 5 minutos, temperatura 100°C, velocidade colher inversa, Se optar pelo arroz, adicione-o já cozinhado e misture. Sirva de seguida.

Preparação de forma tradicional:

Descasque a cebola e a cenoura e pique-as num processador de alimentos ou rale com um ralador.. Faça um refogado com azeite até ficar a cebola translucida e a cenoura cozinhada.
Se utilizar o feijão verde, prepare.o, corte em pedaços e cozinhe-o num tacho à parte. Se optar pelo arroz, cozinhe-o também à parte. 
No fim de pronta a sopa, triture-a 
Se optar pelo feijão-verde, adicione-o à sopa já cozinhado e no fim de triturada, Se optar pelo arroz, adicione-o já cozinhado e misture. 
Sirva de seguida.
Nota: Usei arroz aromático Bom Sucesso

1 comentários:

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra