03/10/13

Extracto de Baunilha caseiro

Boa noite.
Já não tenho essência de baunilha em casa. Confesso que ao ver o preço do frasco não me apeteceu comprar. Ainda por cima, na prateleira, lado a lado está o frasco de aroma de baunilha muito mais barato (também muito mais pequeno mas enfim...) e isso levou-me a optar pelo aroma.
Contudo, a essência não me saía da cabeça e por isso resolvi fazer a minha caseira.
Hoje mostro o resultado primário do produto, daqui a dois meses (sim... o tempo que demora a ficar boa) venho mostrar o resultado final, ok?
 
Ingredientes:
 
- 400 ml de Vodka
- 4 vagens de baunilha
- 1 fava Tonka ou Cumaru * (opcional)  

Preparação:
 
Numa garrafa de vidro, esterilizada (usei a própria garrafa da Vodka, uma vez que gastei o resto do conteúdo) coloque a vodka,  as 4 vagens de baunilha abertas ao meio e a fava Tonka (opcional). Tape com uma rolha e agite. Guarde num local escuro e fresco. Ao fim de 2 meses estará pronta. Convém que, uma vez por semana, se agite a garrafa.
Depois que começar a usar a essência e o nível do líquido baixar, complete com mais vodka, sacuda continue utilizando normalmente.

 

* Semente extraída do fruto de uma árvore tropical de grandes dimensões, que sendo extremamente aromática é muito utilizada em perfumes e por vezes em tabaco, mas não muito conhecida na cozinha. A razão deve-se ao facto de conter uma substância chamada coumarin, cujas propriedades anticoagulantes, limitam a sua dosagem (tal como outras especiarias que devido a certos componentes, têm de ser utilizadas em pequenas quantidades, como a noz moscada).
No entanto, se não houver exageros é perfeitamente inofensiva e os seus aromas pungentes a amendoa amarga, caramelo, baunilha, canela e cravinho, fazem dela uma especiaria muito interessante e única, para ser utilizada em gelados, cremes doces e souflès!
 
Usos na Gastronomia

Para substituir a baunilha em cremes de todos os tipos: pudins,
brulées , gelados, souflés, creme de pasteleiro.

Em bolos, tortas e biscoitos: madalenas, bolo simples, muffins, amanteigados, suspiros, macarons, para dar sabor a massa de tortas.

Combina com frutas e chocolate: pode ser usada em doces em calda, saladas e tortas com frutas, mousses e pavês de chocolate e sobremesas em geral.

Em pratos salgados fica boa em molho de tomate
.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra