25/09/16

Aletria

Olá boa tarde. 
Este mês, para o desafio do Cantinho das Cozinheiras , foi selecionada uma página do facebook. Trata-se da página Artual Sabores da Isabel Fernandes. 
Escolhi fazer aletria mas fiz duas alterações, pois a Isabel coze a aletria em água e eu prefiro cozer em leite. Acrescentei 2 gemas à aletria, depois de pronta, para lhe dar mais sabor e cor. 


Ingredientes:

- 1,5 litros de água (utilizei 1 litro de leite)
250 gramas de aletria
1 pau de canela;
- Casca de 1 limão (só a parte amarela);
- 1 pitada de sal 
- 100 gramas de açúcar
- 2 gemas de ovo

Preparação tradicional: 

Numa panela com 1,5l litro de água fervente, coloque a aletria  (desfaça os rolinhos previamente); o pau de canela, a casca de limão, a pitada de sal e o açúcar. Deixe cozer, em lume brando, durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco, junte as gemas batidas e deixe levantar fervura. Sirva em pratinhos ou numa travessa e decore a gosto com canela.



Preparação Bimby: 

Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese a aletria e reserve.
Insira a borboleta. Coloque o leite, o açúcar, as cascas do limão  e o pau de canela e programe 10 minutos, temperatura 90º C, velocidade colher inversa. 
Adicione a aletria partida em pedaços, envolva com a espátula e programe programe 25 minutos, temperatura 90º C, velocidade colher inversa. Bata as gemas 
Programe 5 minutos,temperatura 90º C, velocidade colher inversa e vá incorporando as gemas, através do bocal da tampa. Deite o preparado numa travessa, retire as cascas, o pau de canela e deixe arrefecer. Polvilhe com canela em pó.



0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra